Participamos do

"Quando vocês superarem as barreiras de filmes com legendas, conhecerão muitos filmes incríveis", aponta diretor de "Parasita" no Globo de Ouro

Anualmente, resultado da premiação acende debates sociais e ideológicos
13:59 | Jan. 06, 2020
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O longa sul-coreano "Parasita" foi eleito o Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro 2020. Durante a cerimônia, ocorrida no último domingo, 5, em Los Angeles, o diretor Bong Joon-ho aproveitou o discurso de agradecimento para fazer também uma crítica. "Quando vocês superarem as barreiras de filmes com legendas, conhecerão muitos filmes incríveis", apontou, fazendo um apelo a Hollywood para que se abrisse mais às produções de fora dos Estados Unidos.

"Parasita" está em cartaz em cinemas de Fortaleza. Confira sessões em opovo.com.br/vidaearte/cinema

O diretor subiu ao palco acompanhado de uma intérprete, e foi direto no seu discurso: "Eu acho que todos nós usamos apenas uma linguagem: o cinema". Aplaudido por todos os presentes, Ho disse ainda se sentir honrado por estar ao lado de outros grandes cineastas indicados na categoria de longa estrangeiro. Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, o longa também foi selecionado para representar a Coreia do Sul no Oscar. Cerimônia ocorre em 9 de fevereiro, um domingo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Saiba onde assistir aos vencedores do Globo de Ouro 2020

A regra do Globo de Ouro é que, para competir na categoria de filme estrangeiro, o longa deve ter mais de 50% de diálogos em línguas que não o inglês. Por outro lado, para competir nas categorias de melhor drama ou melhor comédia/musical, um filme precisa ter 50% ou mais de diálogos em inglês. Ou seja, filmes estrangeiros sequer podem competir em demais categorias da premiação. No Oscar, entretanto, filmes estrangeiros podem concorrer a qualquer categoria.

“Parasita” narra o cotidiano da família Ki-taek, que está toda desempregada e vive num porão. A realidade da casa muda quando o filho mais novo começa a dar aulas de inglês para uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social podem custar caro a todos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar