Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Museu da Fotografia exibe mostra com obras de crianças de escolas públicas

Com obras fotográficas feitas por crianças de escolas públicas, a exposição Museu nos Bairros é produto de oficinas realizadas pelo Museu da Fotografia Fortaleza
00:00 | Dez. 10, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Até o mês de janeiro, é possível visitar, de forma gratuita, o Museu da Fotografia de Fortaleza (MFF) e conhecer a exposição "Museu nos Bairros". A mostra, em exibição no andar térreo do espaço, traz dezenas de fotografias feitas por alunos da rede pública de Educação. O projeto oferece oficinas e capacitações semanais para crianças entre 8 e 16 anos de idade. Técnicas de fotografia artesanal são levadas a escolas nos bairros Messejana, Serviluz, Vicente Pinzón, Passaré e Cidade 2000.

Em média, 300 crianças visitaram o museu para ver suas fotografias exibidas
Em média, 300 crianças visitaram o museu para ver suas fotografias exibidas (Foto: Mariana Parente/Divulgação)

As escolas participantes do projeto tiveram a oportunidade de visitar em primeira mão a exposição na manhã na terça-feira, 10. Cerca de 300 crianças, os artistas da vez, ocuparam o espaço para verem suas obras à mostra. “Foi muito legal. Eu não sabia como fotografava, porque eu pensei que era como um celular, mas a ‘tia’ deu um potinho, e eu não entendi. A gente batia a foto por um furinho que tinha na caixinha. Era só apontar o furinho e abrir uma fitinha que tinha na frente da caixa por cinco minutos e depois fechava”, detalha, entusiasmada, a aluna Ana Gabriela da Silva Souza, de 10 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A pedagoga e técnica educacional do Núcleo de Cultura de Fortaleza, Carolina Oliveira, destaca que o projeto acrescenta ao aluno uma maior visão de mundo e de vida. “Hoje é importante, não só para o aluno que aprendeu a ver e ter esse novo olhar, não só da fotografia, mas também da criação, da expressão e do aluno como escritor. Mas também esse novo olhar do professor, que é quem está na sala de aula”, defende Carolina.

A exposição é produto da Oficina de Fotografia Pinhole, que consiste em fotografar de forma artesanal, usando uma caixa escura com um pequeno furo para a entrada da luz e sensibilização do papel fotográfico ou filme. “Eu tirei a foto num copinho preto, com uma tampa em cima e tinha uma fita que cobria o buraquinho. Se tirar a fita e deixar tempo demais a foto vai queimar. Eu nem imaginava que existia aquilo”, conta Marcos Henrique de Melo, de 9 anos, surpreendido pela descoberta.

Aluno Marcos Henrique de Melo, de 9 anos exibe sua obra feita durante a oficina
Aluno Marcos Henrique de Melo, de 9 anos exibe sua obra feita durante a oficina (Foto: Mariana Parente/Divulgação)

Silvio Frota, empresário e diretor do MFF, conta que o projeto começou junto com o Museu. “Não queríamos que o MFF fosse uma coisa estática, então desenvolvemos parcerias com escolas públicas e levamos o Museu e uma equipe nossa para trabalhar dentro da escola”, esclarece. No total, uma equipe de 21 educadores trabalha realizando diversas atividades nas escolas.

Durante a semana, são atendidas duas escolas pela manhã e outras duas durante a tarde, diariamente. Além disso, cerca de 120 a 150 crianças são trazidas ao Museu todos os dias para visitação. “Em 2018, nós atendemos 98 mil crianças. No projeto, trouxemos 48 mil para dentro do Museu e levamos o Museu para as comunidades carentes, associações e ONGs, onde atendemos mais 40 mil crianças. Em 2019 vamos finalizar com um atendimento em torno de 60 mil crianças”, relata o diretor do espaço.

Museu de Fotografia Fortaleza tem uma equipe de 21 educadores que realiza diversas atividades em escolas públicas da Cidade
Museu de Fotografia Fortaleza tem uma equipe de 21 educadores que realiza diversas atividades em escolas públicas da Cidade (Foto: Mariana Parente/Divulgação)

Silvio explica ainda que o trabalho é contínuo. “Nós não abandonamos as crianças. As que participam de uma oficina em um ano, no outro ano já são direcionadas para outro projeto, e novas crianças passam pelo processo inicial”, finaliza. Ele esclarece que o objetivo é acompanhá-las até a adolescência, oferecendo o aporte e conhecimento cultural. Escolas que ainda não fazem parte dos projetos desenvolvidos pelo Museu que tenham interesse em participar devem entrar em contato com as secretarias de Cultura do Estado ou do Município.

SERVIÇO:

Exposição Fotográfica Museu nos Bairros

Quando: a partir do dia 10 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 12 às 17 horas

Onde: Museu da Fotografia Fortaleza (rua Frederico Borges, 545, Varjota)

Quanto: Gratuito

Informações: (85) 3017 3661

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar