Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Primeiro livro da trilogia "Senhor dos Anéis" celebra 65 anos em 2019

Entre livros, filmes e uma legião de fãs, o Senhor dos Anéis, universo criado pelo autor britânico J. R. R. Tolkien, reúne prêmios, fãs e uma história por entre seus 65 anos de lançamento
16:34 | Nov. 21, 2019
Autor Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO
Foto do autor
Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A jornada heroica que inclui principalmente o hobbit Frodo e o guerreiro Aragorn pela Terra Média para destruir o poderoso anel marcou mais do que somente a geração de leitores em 1954, quando a primeira obra oficial da trilogia "Senhor dos Anéis" foi lançada pelo britânico J. R. R. Tolkien. Completando 65 anos em 2019, a história de A Sociedade do Anel, primeiro capítulo da saga, perpassa as idades e se estabelece como clássico, sendo referência na literatura e, claro, no cinema.

Os três filmes dirigidos por Peter Jackson aglomeram efeitos especiais, batalhas épicas e cenas grandiosas. Entre “you shall not pass”, frase dita por Gandalf, e trechos que renderam bons memes na internet, a trilogia é considerada até hoje um marco em diversas adaptações.

Mas antes da saga de Frodo, o universo já havia começado a fazer história como referência de fantasia e pela jornada do herói bem construída com o livro "O Hobbit". Lançado em 1937, a obra introduz personagens que marcariam mais tarde os cinemas, como o mago Gandalf, o ex-hobbit Sméagol (Gollum) e Bilbo Bolseiro – tio do protagonista que rendeu uma segunda trilogia nos cinemas entre 2012 e 2014.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As histórias de Eã

O livro "Silmarillion" foi publicado postumamente, em 1977, e reúne 24 capítulos de contos que se passam em diferentes terras de Eã, planeta onde a Terra Média se insere. Os textos narram histórias mitológicas, como a criação, as eras e as guerras entre os povos criados por Tolkien. Dividido em cinco partes, o livro também apresenta personagens conhecidos, como a elfa Galadriel e Sauron, em novos contextos narrativos. A obra não teve vez ainda nos cinemas e não foi tão bem recebida pela crítica, mas já é considerada um clássico querido pelos fãs da saga.

A Terra Média em números:

> 6 são os filmes da Terra Média

> 1020 minutos compõem a saga do universo

> 168 foi a quantidade de minutos extras da primeira trilogia em especiais para blu-ray

> + de 20 livros integram as leituras da Terra Média, todos escritos por Tolkien

> 33 foram as indicações ao Oscar dos seis filmes

> 11 indicações ao oscars somente pelo filme O Retorno do Rei, que venceu todas

> US$ 1 bilhão foi o que arrecadou O Retorno do Rei em apenas nove semanas (valor não ajustado pela inflação)

> 200 mil personagens adicionados digitalmente para as batalhas de O Retorno do Rei

> + de 10 idiomas foram criados pelo autor para os povos que habitam a Terra Média

> US$ 280 milhões foi o orçamento aproximado para a primeira trilogia

Clique na imagem para abrir a galeria

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar