Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Natal de Luz Fortaleza 2019 terá Alceu Valença e tema artístico do Mestre Espedito Seleiro

A novidade na chegada do Papai Noel é que a tradicional roupa vermelha dará lugar às cores e desenhos do Mestre Espedito
11:10 | Nov. 12, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Alceu Valença vai abrir o Natal de Luz Fortaleza 2019 no próximo dia 21, com show gratuito na Praça do Ferreira, a partir das 20 horas. O artista pernambucano é uma das atrações da festa de abertura, que contará com apresentação em vídeo mapping, chegada do Papai Noel e performance do Coral da Luz nas sacadas do Hotel Excelsior, com 130 crianças e adolescentes.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 12, na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Fortaleza). O tema artístico da edição é do Mestre Espedito Seleiro, que vai misturar as tradicionais imagens natalinas com referências da cultura nordestina. A festa de abertura começa às 17 horas.

A apresentação em vídeo mapping é uma técnica usada já há 10 anos na fachada do Cineteatro São Luiz. A novidade na chegada do Papai Noel é que a tradicional roupa vermelha dará lugar às cores e desenhos do Mestre Espedito, artista homenageado nesta edição. "Para mim a homenagem foi uma surpresa boa e que chegou a tempo, agora que estou completando 80 anos; está tudo muito mais bonito do que eu esperava", comenta Espedito.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além da chegada do Papai Noel, entra em destaque o chamado Natal Itinerante, coral que percorrerá os bairros e a periferia de Fortaleza, com a proposta de levar a cerimônia natalina para aqueles que "não têm condição de ir até o Centro", segundo afirma o diretor do evento e presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante. O coral de adultos pertence ao Grupo Vocal Porta Voz e é regido pelo maestro Poty Fontenelle, diretor artístico e cultural do evento.

O Natal de Luz contará também com ação ambiental. Assim como no ano anterior, 100 mil mudas estarão disponíveis para troca em um posto no Centro de Fortaleza. Em 2007 foi lançado o desafio de distribuir 1 milhão de mudas de árvores até 2017, e a meta foi alcançada três anos antes, em 2014. Outros destaques da programação do Natal de Luz são: apresentações na Central de Artesanato do Ceará e no Teatro São José; orquestra sinfônica e apresentações infantis no Cine São Luiz; e na abertura do evento, a maestrina, que costumava cantar das janelas do hotel, descerá para reger o Coral da Luz.

Para cobrir todo o perímetro do Centro, a Polícia vai disponibilizar cinco bases móveis. Ao todo, 6.141 policiais estarão em serviço do próximo dia 21 até o dia 25 de dezembro deste ano. A expectativa é que, por dia, 126 policiais trabalhem pela manhã e, durante a tarde, outros 81. No dia da abertura, o reforço policial começa às 14 horas e permanece até uma hora após o fim do evento.

O Corpo de Bombeiros terá 14 bombeiros atuando, incluindo membros da coordenação, engenharia, combatentes de incêndio e profissionais de resgate e salvamento.

Para a festa de abertura, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) vai bloquear os cruzamentos das ruas Major Facundo com São Paulo e Floriano Peixoto com Pedro Pereira. 16 agentes de trânsito estarão trabalhando diariamente na região, distribuídos em sete viaturas.

Já na Praça Portugal, a ação da AMC será nos dias 30 de novembro, 1, 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de dezembro, começando sempre às 16 horas e ficando até a dispersão do público. Será bloqueada a rotatória com a avenida Dom Luís, no sentido Fortaleza-Sertão.

Serviço:

Abertura Natal de Luz com Alceu Valença

Quando: quinta, 21 de novembro, a partir das 20 horas

Onde: Praça do Ferreira (rua Floriano Peixoto - Centro)

Gratuito

Com informações da repórter Ismia Kariny/Especial para O POVO

 

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar