Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Morre o músico e instrumentista cearense Giltácio Santos

Segundo amigos da família, ele sofria de problemas respiratórios em decorrência de diabetes
22:56 | Out. 24, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Morreu na tarde desta quinta-feira, 24, o músico e instrumentista cearense Giltácio Santos, aos 32 anos, de septicemia, uma infecção generalizada. Ele era referência como clarinetista e parte do grupo de chorinho cearense Murmurando, composto também por Samuel Rocha, Cleylton Gomes e Lauro Viana. Em março desde ano, ele e o grupo tocaram no segundo Lille Choro Festival, na França.

Segundo amigos da família, ele sofria de problemas respiratórios em decorrência de diabetes e iria tocar no próximo sábado, 26. “Eu falei com ele sábado passado sobre a apresentação, nós ainda estamos em estado de choque, é uma perda enorme para o cenário", conta Tauí Castro que tocou junto com Giltácio na França. Ele relembra o jeito do amigo de ser um homem de reservado mas generoso. “Poucas pessoas vão ter o que falar mal dele, nunca tive um desentendimento sequer nesses anos que convivi com ele.”

Ele começou tocando na banda do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e, em 2007, ingressou na Orquestra Filarmônica do Ceará como primeiro clarinetista. Além de músico e instrumentista, Giltácio era professor. Felipe Araújo foi aluno dele por meses e as lições da sala de aula evoluíram uma amizade que os fez dividirem os palcos do samba e do choro. “Ele era um cara muito bem humorado, leve, querido por todos os músicos, como professor era muito técnico, mas muito generoso. As aulas eram mais conversas sobre música do que lições de teoria musical.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Está sendo organizado uma roda musical que terá os lucros revertidos para família do músico. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar