Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Sesc realiza semana gratuita de atividades culturais e sociais do Ceará

Peixe frito todo dia, atividades para crianças, danças, exposições, feiras e diversas manifestações culturais cearenses compõem o IX Encontro Sesc Povos do Mar e o V Encontro Sesc Herança Nativa
13:09 | Set. 23, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O IX Encontro Sesc Povos do Mar e o V Encontro Sesc Herança Nativa acontecem entre esta segunda-feira, 23, e domingo próximo, dia 29, com programação social e cultural diversificada, rica e informativa. A ideia dos festivais, que acontecem um após o outro, é socializar as práticas e os saberes das comunidades e povos do mar, das serras e dos sertões, sob uma perspectiva da reconstituição de identidades culturais e territoriais das comunidades que são tradicionais ao Ceará.

A programação diária intensa vai das 8 às 22 horas e conta com participação de pescadores (as), marisqueiras, artesãos (ãs), povos indígenas, quilombolas, ciganos e vaqueiros (as). Ao longo dos dias, essas pessoas compartilharão experiências e memórias por meio de rodas de conversa, trilhas, oficinas, vivências, apresentações socioculturais e da feira de artesanato e produtos naturais. Todas as ações são gratuitas.

Todos os dias do evento, às 20 horas, um peixe Camurupim será preparado e servido ao público
Todos os dias do evento, às 20 horas, um peixe Camurupim será preparado e servido ao público (Foto: Divulgação)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Iniciativas do Sistema Fecomércio, por meio do Sesc Ceará, o Encontro Sesc Povos do Mar acontece de 22 a 26 de setembro; e o Encontro Sesc Herança Nativa, de 26 a 29 de setembro, ambos no Hotel Ecológico Sesc Iparana. Ao todo, as mostras reúnem mais de 50 municípios do Ceará, agregando mais de 400 comunidades tradicionais. A abertura foi realizada no último domingo, 22, com show da cantora Amelinha.

Espaço Juventudes em Rede: para crianças e jovens

Inserida na programação do Povos do Mar, o Espaço Juventudes em Rede recebe crianças e jovens para aprender brincadeiras populares, assistir apresentações de teatro de bonecos e participar de oficinas de artesanato, de música e dança. Quem ensina são mestres da cultura, xilogravurista, jangadeiros, povos indígenas e moradores de comunidades nativas do litoral do Ceará. Acontece de segunda a quinta-feira.

Na terça-feira, 24, às 10 horas, os participantes aprendem a fazer as calungas, marionetes do teatro de bonecos do litoral, e assistem a apresentação de mestres calungueiros de Aracati e Icapuí. Às 15h30min, acontece a vivência de Passos e Danças de Maracatus e Reisados, e na sequência alunos da escola indígena Tapeba encenam a lenda do “Curupira”. O dia de aprender a fazer xilogravuras é na quarta-feira, 25, com o Mestre João Pedro, de Juazeiro do Norte, às 9h30min.

Encontro Sesc Povos do Mar

O Encontro Sesc Povos do Mar conta com programação fixa durante os dias de evento. No período da noite, todos os dias, um peixe camurupim será preparado e servido ao público por volta das 20 horas. Além disso, de 9 horas ao meio-dia e de 15 às 20h30min, a Casa das Tapiocas realizará a produção tradicional de tapiocas, servidas com café na quenga do coco.

Também durante o evento, fica em cartaz a exposição e vivência “Arte e Canção: artesanias da praia de Fleixeiras”, com lustres feitos com escamas de camurupim. A feira de artesanato “Onde há rede, há renda” também fica exposta nos dias da mostra, com artesanias feitas com sementes nativas, búzios, conchas e outros elementos do mar. Será realizada, também, a Feira da Agricultura Familiar e Artesanal Quilombola também fica exposta.

Serviço

IX Encontro Sesc Povos do Mar

Quando: de 23 a 25, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 22 horas; dia 26/09, das 8 às 11 horas;

Onde: Sesc Iparana Hotel Ecológico (avenida José de Alencar, 150 - Caucaia)

Confira a programação completa

Acesso gratuito.

V Encontro Sesc Herança Nativa

Quando: dia 26, das 19 às 22 horas; dia 27 e 28, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 22 horas; dia 29, das 8 às 11 horas

Onde: Sesc Iparana Hotel Ecológico (avenida José de Alencar, 150 - Caucaia)

Confira a programação completa

Acesso gratuito

Você também pode gostar:

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar