Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Confira detalhes sobre os ambientes e a programação da CasaCor Ceará 2019

A mostra CasaCor 2019 traz 29 ambientes e diversas programações durantes seus mais de 40 dias de atividades. Confira a programação e uma pequena descrição dos ambientes da 21ª edição!
09:51 | Set. 18, 2019
Autor Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO
Foto do autor
Natália Coelho ESPECIAL PARA O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A 21ª edição da CasaCor Ceará foi inaugurada na última quinta-feira, 12, com 39 ambientes que misturam cores, formatos e texturas em experimentos arquitetônicos, paisagísticos e decorativos. A ideia é criar ambiente de experimentação, que permita aos profissionais envolvidos - nesta edição, 67 - a oportunidade de arriscar em novas tendências, além de garantir aos visitantes uma tarde aprazível para conhecer e admirar os novos nichos da arquitetura, design e paisagismo.

Além dos ambientes da casa, a mostra promove outras atividades durante seus dias de programação, entre oficinas de gastronomia, talk shows e lançamento de livro. Confira os ambientes e a programação da CasaCor Ceará 2019:

Atividades

Oficinas de Gastronomia

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Às sextas e sábados dos dias da CasaCor Ceará a partir da próxima semana, o Senac oferece oficinas de gastronomia gratuitas para quem estiver no evento. O curso terá como foco a sustentabilidade e o combate ao desperdício por meio de técnicas de aproveitamento dos alimentos. A oficina ocorre no Espaço Gourmet do estabelecimento.

Quando: 20 e 21 de setembro e 4, 5, 18 e 19 de outubro, de 19h a 20h

Onde: Espaço Gourmet da CasaCor

Quanto: gratuito para quem estiver no evento

Programação:

20/9 - Farfalle com pesto, tomates assados e camarões – Instrutor: Matheus Vieira

21/9 - Torta cookie de banana

04/10 - Fettucine à primavera com cogumelos

05/10 - Éclair de jerimum com creme de coco

18/10 - Penne com legumes e filé suíno curado

19/10 - Brownie de batata doce com brigadeiro de castanha reduzido de lactose

Lançamento do livro “Cozinha: Do Fogo Aberto ao Século XXI”

A arquiteta Ana Virgínia Furlani lança nesta quinta-feira, 19, o livro “Cozinha: Do Fogo Aberto ao Século XXI”. O lançamento integra as atividades da Fecomércio na CasaCor 2019. O evento ocorre às 20 horas no Espaço Cozinha de Origem.

Quando: quinta-feira, 19/9, às 20h

Onde: Espaço Cozinha de Origem

GbforTALK

O GbforTALK é programa em formato de talkshow que pretende promover o debate para discutir assuntos relacionados à sustentabilidade. O evento ocorre no Projeto Cidade da Gente, espaço externo da CasaCor, e conta com a participação de personalidades envolvidas na área.

Quando: 14, 22 e 29 de setembro, e 4 e 11 de outubro, de

Onde: Projeto Cidade da Gente, na CasaCor Ceará

22/9 - “Urbanidade e Sustentabilidade: um resgate ao prazer de viver a cidade”, com Magda Maya, Liana Feingolds e Laura Rios

29/9 - “Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, com Felipe Gradvohl, Rui Oliveira e Ramiro Mendes

4/10 - “As dimensões da moradia urbana”, com Águeda Muniz, Isabelly Egot e Lissa Motta

11/10 - “Sustentabilidade afetiva: indivíduo, arquitetura e o meio ambiente”, com Brenda Rolim, Ney Filho e Glaucia Maia

Ambientes da CasaCor 2019

Cozinha de Origem - Ana Virginia Furlani

Texturas, transparência e conforto. A “Cozinha de Origem”, da arquiteta Ana Virginia Furlani, tem o objetivo de transformar a cozinha em um novo conceito. Para além do local que envolve somente a comida, o ambiente pretende manter a sensação de conforto e boas lembranças, com mesas para várias pessoas e sofá para garantir o aconchego. A ideia é construída desde o começo, visto que o projeto surgiu das experiências que a arquiteta guardou na memória.

Studio do Viajante - André Monte

O designer de interiores André Monte partiu da ideia do “Planeta Casa” no espaço “Studio Viajante” para demonstrar a ideia da universalidade ao mesmo tempo em que cria seu próprio universo particular. Os aspirantes a aventureiros sentirão no ambiente o estímulo a colecionar histórias e viagens, seja em objetos decorativos - que podem ser expostos na estante do local - ou em lembranças que sempre voltam à memória.

Suíte XX - Anik Mourão

Espaçoso, moderno e ao mesmo tempo clássico. As cores que se remetem à natureza fazem da suíte XX, espaço assinado pela arquiteta Anik Mourão, aconchegante e acolhedor. Envolto na meia luz, o ambiente aposta em tons de terra e na arquitetura fluida, em que a madeira, o concreto

Suíte XX é assinado pela arquiteta Anik Mourão
Suíte XX é assinado pela arquiteta Anik Mourão (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Terraço da Família - Cibele Parreiras

Sentar na rede ou à mesa, bater um papo ou fazer uma refeição. A experiência que envolve o ar livre traz experiências mais concretas e interessantes, principalmente quando a decoração e o jardim natural colaboram para o ambiente. O “Terraço da Família”, assinado pela arquiteta Cibele Parreiras, chama para uma café, boas histórias e um momento em família.

Espaço J. Macêdo 80 anos - Bravo! Arquitetura Inteligente

Um espaço modernista, dourado e azul, iluminado e chamativo. P Espaço J. Macêdo 80 anos, assinado por Lia Feitosa, Conceição Garcez, Garcez Filho e Melina Pinheiro, pretende carregar diversas representatividades, como o trigo - por meio do silo -, as ativações atuais da empresa e- por meio das projeções -, e a afetividade familiar - por meio da holografia.

Galeria Cris Cavalcante - Claryanne Aguiar

As cores, as fachadas de linhas retas e contínuas, o clima de contemplação O ambiente “Galeria Cris Cavalcante”, lúdico e criativo, é homenagem assinada pela arquiteta Claryanne Aguiar à artista cearense Cris Cavalcante, que inclui desde suas obras até seu processo criativo. O destaque que mais reluz entre o ambiente colorido é a cascata de pedras naturais com trabalho em 3D.

Galeria Cris Cavalcante é uma homenagem da arquiteta Claryanne Aguiar
Galeria Cris Cavalcante é uma homenagem da arquiteta Claryanne Aguiar (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Escritório A Voz do Verso - Coletânea de Arquitetos

A arte e a música dão sensibilidade. O projeto assinado por duas mulheres, representação. As cores e elementos, uma nova estação. O Escritório “A Voz do Verso”, assinado pela Coletânea de Arquitetos, objetiva criar uma atmosfera criativa e interativa por entre referências da cantora Giovana Bezerra.

Brasil Original - Joel Filho e Karine Maia

Aberto e iluminado, o espaço “Brasil Original” usou o tema “minhas origens” para ressaltar as raízes cearenses. O bordado e a renda tomam espaço de forma criativa e interessante, oportunizando à CasaCor um lado mais regional e tradicional. Assinado por Joel Filho e Karine Maia, o ambiente é quase um labirinto, em que o piso e a iluminação ajudam a valorizar ainda mais o espaço.

"Brasil da Gente" é projeto assinado por Joel Filho e Karine Maia e ressalta as raízes cearenses
"Brasil da Gente" é projeto assinado por Joel Filho e Karine Maia e ressalta as raízes cearenses (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Bilheteria e sala de segurança - Leonardo Freire

O espaço das boas vindas e do adeus não ficaram de fora da modernidade. O espaço intimista inspira desde o começo que o visitante está, na verdade, visitando um amigo. Inspirado no tema “Casa Viva”, a bilheteria e sala de segurança, assinada por Leonardo Freire, foca no verde e nos espaços abertos.

Jardim dos Lagos - Mercado das Flores

A homenagem ao artista plástico Burle Marx se torna evidente desde a entrada no “Jardim dos Lagos”. A ideia da conexão com a natureza, em que a decoração se torna natural e o natural se integra como decoração, faz do projeto do “Mercado das Flores” aconchegante e um ponto de encontro por entre o verde.

Sala de Cinema da Família - Luara Ciarlini e Pedro Paulo Rolim

Aliar a tecnologia ao conforto é a proposta da “Sala de Cinema da Família”, assinado por Luara Ciarlini e Pedro Paulo Rolim. Com lâmpadas e fitas de LED, equipamentos elétricos e revestimento acústico de garrafas pet reciclada, o espaço sustentável garante uma experiência fílmica dentro de casa em um evento inesquecível para a família. Mais do que uma noite em casa, o espaço é uma verdadeira sala de cinema, como o próprio nome já revela.

Lounge do Publisher - Roberto Pamplona Jr.

Para homenagear os dez anos de atuação do editor e jornalista Adriano Nogueira, o “Lounge do Publisher”, assinado por Roberto Pamplona Jr., pretende ser local para receber visitantes de forma intimista. Os tons em vermelho fazem alusão ao nome da revista em que o jornalista trabalha, a “Tapis Rouge”. A ideia é receber as pessoas com conforto e, claro, serviço de bar.

Casa Nômade - Ramiro Mendes

A “Casa Nômade” é para os que curtem a própria companhia. Prevista para ser um local tranquilo, para meditação, café e jazz, o ambiente de tons suaves assinado pelo designer Ramiro Mendes funciona como refúgio do mundo afora, em que as necessidades básicas podem ser supridas no mesmo local.

Loft Mature - Thiago Von Paumgartten e Tildchen Von Paumgartten

O espaço minimalista foi planejado para a independência, a dinâmica e a maturidade do gênero feminino. No “Loft Mature”, o artesanato se referência à criação da identidade pessoal, além de valorizar a regionalidade. Os elementos naturais e sólidos contam a própria história, desde as raízes até onde a mulher deseja chegar.

Oásis tropical -Thiago Borges

A piscina natural é o que mais chama atenção do “Oásis tropical”, seguido da iluminação criativa e aconchegante e do convite implícito a sentar-se. O local respira natureza e conta com um jardim desenvolvido com plantas tropicais para contemplação e refúgio verde em meio às construções da cidade.

O "Oásis Tropical" é projeto assinado pelo arquiteto Thiago Borges
O "Oásis Tropical" é projeto assinado pelo arquiteto Thiago Borges (Foto: Esdras Guimarães/Divulgação)

Sala da Família - Trê Arquitetura

A afetividade familiar é o que se destaca de forma simbólica na “Sala da Família”. Assinada pela Trê Arquitetura, o ambiente ressalta as memórias coletivas, o convite à intimidade e o descanso, ressaltado pelas cores neutras e os tons naturais, entre o verde e o caramelo.

Cozinha Dona Benta - Vinícius Ferreira

Inspirada na natureza e em elementos naturais, a “Cozinha Dona Benta” experimenta novos formatos, que entram em harmonia com a necessidade dos usuários e a inovação. Os tons terrosos ressaltam a identidade, e os elementos de matérias-primas cearenses evidenciam o regionalismo.

Relicário - Lavabo com Hall - Ticiana Sanford

Os tons escuros entram em harmonia com a proposta. A ideia do “Relicário - Lavabo com Hall” é retornar às origens com elementos e figuras que se remetem à vegetação tropical das serras de Guaramiranga e Meruoca com o azul do céu típico cearense. O projeto, da arquiteta Ticiana Sanford, é um exemplo do contemporâneo em harmonia com o sustentável.

Memórias - Sergei de Castro

O ambiente “Memórias”, de Sergei de Castro, reúne alguns elementos de todas as 21 edições que o decorador participou. Livros, objetos e estilos retornam um pedaço de todas as mostars da CasaCor Ceará, além de reforçar a identidade do profissional.

Sertão Grego - Ney Filho

O local onde opera o restaurante “Zoi” é uma criação que mistura elementos do mundo grego e do sertão cearense, criando um ambiente completamente novo. Na mistura entre fauna, flora, mitologia e arquitetura, os elementos geram indagações ao mesmo tempo em que incitam curiosidade.

Pavilhão criativo - Ceará feito a mão - Josafá Neto, Juliana Hissa e Zaíra Mendes

O “Pavilhão criativo - Ceará feito a mão”, assinado por Josafá Neto, Juliana Hissa e Zaíra Mendes, mistura design e artesanato em um ambiente afetivo que ganha destaque principalmente pela iluminação, que destaca o espaço, entre sua decoração e seus adornos expostos, como um cenário.

Café Urbano - Diego Studart

O projeto assinado pelo arquiteto Diego Studart convida aos clientes a se sentarem por entre quatro árvores, pedir um café no Le Pain Le Cafe e “gastar” um bom tempo com conversas, boas bebidas quentes e aproveitar a decoração, minimalista por fora e elaborada por dentro.

Café Urbano  é um desenvolvimento do arquiteto Diego Studart
Café Urbano é um desenvolvimento do arquiteto Diego Studart (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Meu Lugar no Mundo - Carlos Otávio Arquitetura & Interiores

Feito como um refúgio, o loft “Meu Lugar do Mundo”, projeto de Carlos Otávio Arquitetura & Interiores, é inspirado para agradar a atender as necessidades de um casal contemporâneo. A ideia é utilizar o natural, como a pedra, a palha, a madeira e o metal, como um escape do urbano e vice e versa.

Sala de Visitas - Brenda Rolim

A luz e as cores naturais da “Sala de Visitas” comunicam valores nordestinos e convidam a uma experiência. O projeto da arquiteta Brenda Rolim recebe os visitantes ao mesmo tempo em que experimenta novos layouts e reaproveita móveis e matérias primas já usadas no ano anterior.

Suíte dos Gêmeos - Anellise Bluhm, Carol Timbó e Mirna Albuquerque

A Suíte dos Gêmeos é ambiente feito para as crianças, mas também para seus pais. O projeto de Anellise Bluhm, Carol Timbó e Mirna Albuquerque criam suíte confortável para pais que desejam permanecer o quarto dos filhos e que garante o desenvolvimento da criança com móveis de livre acesso, estantes baixas para brinquedos, canto de leitura, entre outros.

Suíte Hard Rock Hotel - Alexandre Matos

Pensada para um espaço silencioso e com livre circulação de ideias, a “Suíte Hard Rock Hotel”, projeto do arquiteto Alexandre Matos, é ambiente para o empreendimento, em que a paleta de cores terrosa e a proposta dos recursos audiovisuais inspiram o sucesso e a busca pelo crescimento profissional e individual.

Suíte da Filha - Amaury jr.

Fugindo do padrão e apostando na modernidade, a “Suíte da Filha” inspira um local silencioso, em que a filha - ou o filho - tem a possibilidade de desenvolver novos hobbies, sendo a leitura um dos principais objetivos. Os tons neutros e o jardim suspenso acolhem, ao mesmo tempo que refletem a modernidade.

Casa Ninkasi - Bar do Austin - Afonso Tomoda

Inspirado na deusa da bebida suméria, Ninkasi, o ambiente que abriga o “Bar do Austin” aposta em ambiente aberto e suspenso para dar acesso ao natural. A construção restaurou cadeiras carbonizadas de forma sustentável e apostou em uma iluminação intimista para enquadrar harmonia e uma boa cerveja.

Raízes - Adelina Feitosa e Manuela Cidrão

As “raízes” cearenses une arquitetura, paisagismo, sustentabilidade, conforto e poesia. A ideia é inspirar uma aldeia, por meio de estrutura metálica e espaços de conforto. Almofadas e redes pousam sob um espelho d’água e grandes árvores. O objetivo é inspirar a contemplação da natureza em um ambiente que mistura o natural e a construção humana.

Raízes é projeto das arquitetas Adelina Feitosa e Manuela Cidrão
Raízes é projeto das arquitetas Adelina Feitosa e Manuela Cidrão (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

 

Hall do Colecionador - Tatiana Mendes

O espaço resgata a arte, o físico e a memória. A ideia do “Hall do Colecionador” é oportunizar um ambiente de recordações, contemplação de obras de arte e coleções pessoais. O projeto, da arquiteta Tatiana Mendes, mistura cores, objetos e lembranças em um cômodo dedicado à emoção.

Casa Bauhaus, Espaço Deca - Rosalinda Pinheiro

Em comemoração ao centenário da escola vanguardista “Bauhaus”, a “Casa Bauhaus” homenageia o movimento que revolucionou o design mundial. A casa, de 52m², utiliza do vidro, das cores vibrantes, das linhas e de outro elementos para explicitar o modernismo no design e na arquitetura.

Casa Bauhaus, Espaço Deca homenageia o movimento "Bauhaus" e é assinado pela arquiteta Rosalinda Pinheiro
Casa Bauhaus, Espaço Deca homenageia o movimento "Bauhaus" e é assinado pela arquiteta Rosalinda Pinheiro (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Eclipse em Sobral - João Dias

Minimalista e geométrico, a “Casinha com Varanda - Lavabos Públicos” é espaço da CasaCor assinado pelo desginer João Dias, em que a ideia do lavabo soma-se à experiência da contemplação, integrando cabines de diferentes temas, um salão, um espaço para se maquiar e uma varanda externa, como ponto de encontro e descanso.

Estar Bem-estar - Joana Figueirêdo

O moderno e o rústico, a mistura de estilos, os tons sobre tons e a ousadia. O “Estar Bem Estar” é uma das salas que mais se destacam pela experimentação. O teto curvo, os tons de verde e a arte presentes destacam a sala, de forma a inspirar contemplação e emoções.

Cidade da Gente - Estar Urbano

O ambiente externo da CasaCor, estabelecido no espaço público, é uma forma de urbanizar um local que pouco é utilizado realmente pela população. A “Cidade da Gente” da edição de 2019 utiliza do geométrico para chamar a atenção e brinca com os formatos para criar intervenções criativas e convidativas ao pedestre.

O projeto Cidade da Gente é projeto do Estar Urbano
O projeto Cidade da Gente é projeto do Estar Urbano (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Biblioteca Paraíso - Érico Monteiro

O nome “Biblioteca Paraíso” já indica o que o espaço pretende inspirar. Entretanto, esse trabalho é feito de forma rústico, partindo da referência de um açude particular chamado “Paraíso”. Assim, a biblioteca adquire um clima rural, em que a madeira é o principal, entrando em harmonia com a proposta do rústico, da decoração e da própria biblioteca como conceito.

Alpendre, Memória Interior - Elias Petruço e Felipe Costa

Azul como a noite, aberto como o céu, o “Alpendre - Memória Interior” é cômodo que pretende funcionar como máquina do tempo, apostando na madeira, no tijolo e no concreto para se conectar com o natural, e da simplicidade para retomar às origens pessoais.

Sala de Jantar - Cláudia Castelo Branco

A Sala de Jantar, assinada pela arquiteta Claudia Castelo Branco, ressalta a elegância da CasaCor por meio da decoração, das cores sóbrias, do tamanho do ambiente e dos materiais nobres. A ideia é ser um ambiente confortável e funcional por meio de um projeto minimalista.

Sala de Jantar inspira elegância em um modelo da arquiteta Cláudia Castelo Branco
Sala de Jantar inspira elegância em um modelo da arquiteta Cláudia Castelo Branco (Foto: Esdras Guimaraes/Divulgação)

Canteiros - Arthur Bonavides

O espaço “Canteiros” tem o propósito de relacionar o homem e a natureza por meio da conexão. O projeto minimalista do arquiteto Arthur Bonavides transforma o espaço de contemplação do verde em algo simples e ao mesmo tempo sotisficado, em que espeçhos d’água estratégicos e esculturas compõem o local, de forma a ressaltar a espiritualidade, a harmonia e a paz que a natureza propõe.

Praça CASACOR - Campelo Costa, Joaquim Cartaxo e Romeu Duarte

A Praça CasaCor é o espaço principal dos eventos e ações da Mostra no Ceará, formando assim um espaço de integração, entretenimento e simplicidade, tendo a arte e os espaços vazios como seu grande destaque.

21ª edição da CasaCor Ceará

Quando: terça a domingo, de 12 de setembro a 22 de outubro

Onde: rua Visconde de Mauá, 950 - Aldeota

Quanto: R$ 25 (meia), R$ 50 (inteira) e R$ 150 (acesso diário)

Informações: (85) 3261 3533/(85) 3261 2615

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar