Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Festival Curta o Gênero promove edição on-line até o final de agosto

Festival realizado gratuitamente pela ONG Fábrica de Imagens se desenrola a partir do tema ‘Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o Presente’ e traz atividades artísticas e seminário
14:04 | Ago. 09, 2021
Autor - João Gabriel Tréz
Foto do autor
- João Gabriel Tréz Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

A partir desta terça, 10, e se desenrolando até o próximo dia 29, ocorre a nona edição do Festival Curta o Gênero. O evento, realizado pela ONG Fábrica de Imagens - Ações Educativas em Cidadania e Gênero, traz programação formada por curtas-metragens, ilustrações, fotografias, apresentações teatrais e musicais e seminários que se norteiam a partir de debates de gênero. O tema da edição é ‘Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o Presente’. Todas as atividades são gratuitas e podem ser acessadas pelo site, YouTube ou Instagram do evento. Para atividades formativas, é possível se inscrever até o dia 17.

A abertura do festival se dá com as Mostras Artísticas IX Exposição Contrastes - gênero, tempos, lugares, olhares; IV Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero; Mostra Teatral Gênero em Cena; e I Mostra Musical Som das Cores.

A Exposição Contrastes acontece entre os dias 10 e 15 de traz trabalhos em fotografia de nove pessoas selecionadas do Brasil e do México. No total, 27 imagens compõem a mostra e trazem reflexões sobre temas como corpos, diversidades e vulnerabilidades.

Já a Exposição de Ilustrações Expressões de Gênero apresenta 23 trabalhos de seis ilustradoras brasileiras que circundam temas como feminismos e ancestralidades. As seleções de ambas ocorreram a partir de concurso on-line e será possível realizar visita virtual no site do festival a partir do dia 10 de agosto, às 19 horas.

A Mostra Teatral Gênero em Cena, por sua vez, chega à sexta edição com quatro espetáculos e quatro performances na programação, que também ocorre até o dia 15. Finalmente, a Mostra Musical Som das Cores estreia no evento com dois dias de apresentações das artistas Mumutante, Na Quebrada do Coco, Carú Lina e Batuque de Mulher, que encerram as mostras artísticas.

O segmento de programação voltado ao audiovisual do festival começa no dia 17, quando ocorre a abertura da IX Mostra Internacional Audiovisual. Serão disponibilizados 97 curtas divididos em 15 sessões.

É também a partir do dia 17 que começa o IX Seminário Gênero, Cultura e Mudança, composto por um total de 44 atividades. Entre elas, haverá mesas de debate, rodas de conversa, promoção de minicursos e uma oficina, apresentações de trabalhos, lançamentos de livros e bate-papos sobre os filmes exibidos na mostra audiovisual.

Finalizando a ampla programação, o Curta o Gênero realiza a VIII Feira de Economia Solidária de Livros e Agroecológica, que contará com sorteios e rifas de produtos. Além dela, uma parceria com quatro tatuadoras de Fortaleza possibilita a ação IV Flash Tattoo, na qual cada uma disponibiliza dez desenhos para serem tatuados, além de ilustrações para leilão.

IX Curta O Gênero - Conexões entre Arte, Política e Ciência para Bem Viver o Presente
Quando: de 10 a 29 de agosto
Onde: no site, no YouTube e no Instagram do festival

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags