Mostra Ecofalante começa nesta quarta, 11, com filmes e debates virtuais

Mais de 100 filmes serão exibidos durante a 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, que começa nesta quarta-feira, 11 de agosto, e dura até dia 14 de setembro

A Mostra Ecofalante de Cinema chega à sua 10ª edição em formato on-line e gratuito. A partir do dia 11 de agosto, será possível conferir uma programação que abrange mais de 100 filmes - destes, 30 ainda são inéditos no Brasil.

O evento, que terá discussões com produtores audiovisuais da América Latina, é dividido em várias seções: “Panorama Internacional Contemporâneo”, “Competição Latino-Americana”, “Programa Especial - Territórios Urbanos: Segregação, Violência e Resistência”, “Especial Energia Nuclear - 35 Anos de Chernobyl, 10 Anos de Fukushima” e “Concurso Curta Ecofalante”.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entre as obras que estreiam em território nacional, está “A Bolsa ou a Vida”, dirigido por Silvio Tendler. O longa-metragem reflete sobre o que acontecerá após a pandemia. Para isso, traz entrevistas com Ailton Krenak, Júlio Lancelotti, Ken Loach, Rita Hunty e outros.

Outra produção brasileira é “Chico Rei Entre Nós”, de Joyce Prado. Narrativa acompanha a trajetória de Chico Rei, um rei congolês que foi escravizado no Brasil. Durante o Ciclo de Ouro, ele conseguiu libertar a si e a seus súditos. A partir dessa história, a diretora explora as consequências da escravidão nos dias atuais.

Além destes, haverá a pré-estreia do documentário estadunidense “A História do Plástico”, de Deia Schlosberg. Na narrativa, a diretora revela o que está por trás da poluição do plástico.

Ainda no cenário internacional, um dos destaques é “Morning Star”, de Nantenaina Lova. A obra conta a história de Andaboy, uma vila localizada em Madagascar, que pode desaparecer por causa da mineração.

No local, os moradores dependem dos pescadores, que têm suas profissões ameaçadas com a chegada de uma empresa mineradora. Mas, para além desta luta, o diretor ainda revela a cultura, as tradições e o cotidiano da região.

Outro conteúdo exibido pela mostra será o “Especial Energia Nuclear - 35 Anos de Chernobyl, 10 Anos de Fukushima”, que trará cinco obras que alertam para os perigos da energia nuclear.

Todas as obras conteúdos estarão disponíveis gratuitamente no site do evento. A programação completa também pode ser conferida on-line.

Mostra Ecofalante

Quando: de quarta-feira, 11, até 14 de setembro
Onde: no site e no canal do Youtube do evento

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

mosta ecofalante mostra ecofalante de cinema audiovisual audiovisual brasileiro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar