PUBLICIDADE
Mais Esportes
NOTÍCIA

O POVO lista 10 produções cinematográficas de esporte disponíveis para assistir no Netflix

A seleção conta com filmes, documentários e séries, contemplando futebol e outras modalidades.

Bruno Balacó
15:23 | 10/10/2019
Cena de
Cena de "Mais forte que o mundo", que retrata a história de José Aldo, ícone do MMA.(Foto: Divulgação)

Não é raro ver por aí alguém que pede a dica de um bom filme para assistir no Netflix. Se você é daqueles que curte uma produção cinematográfica esportiva, a resposta é categórica: sim, existem boas opções. Ao zapear o catálogo de atrações na mais popular plataforma de filmes e séries de televisão no Brasil, O POVO selecionou 10 obras, entre filmes, documentários e séries. Há opções interessantes retratando diferentes modalidades: futebol, basquete, boxe, MMA e atletismo.

Um destaque à parte são os filmes baseados em fatos reais, que exaltam grandes feitos no esporte. Caso de "Raça", que narra a saga de Jesse Owens, velocista afro-americano que dribla o preconceito racial e brilha nas provas nobres de atletismo das Olimpíadas de Berlim, na Alemanha então comandada por Adolf Hitler, em 1936. A cinebiografia de José Aldo, ex-campeão do UFC, também é uma boa pedida. "Mais forte que o mundo" mostra como Aldo superou os dramas de uma adolescência sofrida em Manaus para se tornar um ídolo do MMA brasileiro. Outra história emocionante de heroísmo é a do boxeador Jim Braddock, retratada em "A luta pela esperança", em filme protagonizado por Russel Crowe, ator consagrado pelo papel em "Gladiador".

A trajetória épica da Dinamarca, seleção que entrou como zebra na Eurocopa de 1992 e se tornou campeã. A trama é encenada em "Verão 92". O clássico "Coach Carter: treino para a vida" é uma pedida obrigatória para quem gosta de basquete, ao discutir a linha tênue entre esportes e a vida escolar. Apesar de destacar um personagem fictício, o promissor atacante mexicano Santiago Muñez, a trama "Gol: vivendo um sonho", chama atenção pelas cenas realistas de lances de partidas e figurantes de luxo como Zidane, Ronaldo e Cassilas, astros do time galático do Real Madrid do início dos anos 2000.

Há também boas opções de documentários. Os bastidores do hooliganismo e das torcidas organizadas é destrinchado na série imersiva The Real Football Factories, protagonizada pelo ator inglês Danny Dyer. Também com uma pegada focada em bastidores, a série documental "Boca Juniors Confidencial" mostra a rotina de bastidores de pré-temporada de um dos mais importantes clubes do futebol sul-americano. Entre as produções nacionais, o documentário "Para sempre Chape" tem fortes pitadas de emoção ao retratar a luta da Chapecoense para se reerguer após o trágico acidente aéreo de Medelín, em 2016.

A Netflix também conta com uma opção de série original sobre futebol: "Club de Cuervos", produção mexicana que conta a história de dois irmãos que lutam pela presidência de um clube que herdaram do pai. A história é desenvolvida ao longo de quatro temporadas e traz boas doses de humor e drama, retrata diversas situações obscuras do esporte, que enfatizam a corrupção, a vaidade e a ganância. 

SERVIÇO

1) Gol 2: vivendo o sonho

Gênero/Tipo: drama/filme

Esporte: futebol

Elenco: Kuno Becker, Alessandro Nivola e Anna Friel

Ano de produção: 2007

Duração: 1h55min

Sinopse: Depois de surgir como revelação no Newcastle, Santiago Muñez recebe a chance de sua vida ao ser transferido para o Real Madrid. 

Confira o trailer:

2) Raça

Gênero/Tipo: drama/filme

Esporte: atletismo

Elenco: Stephan James, Jason Sudeikis e Eli Goree

Ano de produção: 2016

Duração: 2h14min

Sinopse: Nas Olimpíadas de Berlim de 1936, Hitler queria demonstrar a supremacia da raça ariana, mas o atleta afro-americano Jesse Owens provaria que ele estava errado.

Confira o trailer:

3) The Real Football Factories

Gênero/Tipo: série documental (1 temporada)

Esporte: futebol

Elenco: Danny Dyer

Ano de produção: 2006

Duração: 1h53min

Sinopse: Conheça o turbulento mundo do hooliganismo no futebol. Verdadeiros vândalos abrem o jogo sobre rivalidades ferrenhas e brigas selvagens.

Confira o trailer:

4) Coach Carter: treino para a vida

Tipo: drama/filme

Esporte: basquete

Elenco: Samuel L. Jackson, Rob Brown e Robert Ri'chard.

Ano de produção: 2005

Duração: 2h16min

Sinopse: Jackson é um técnico polêmico que coloca o desempenho escolar antes dos esportes e impede que a equipe de basquete da escola jogue devido ao seu mau desempenho. 

Confira o trailer:

5) Mais forte que o mundo

Tipo: cinebiografia/filme

Esporte: MMA

Elenco: José Loreto, Cleo Pires e Milhem Cortaz.

Ano de produção: 2016

Duração: 2h04min

Sinopse: Após uma infância difícil, o lutador nato José Aldo enfrenta seus demônios na escalada para ser campeão de MMA.

Confira o trailer:

6) Verão 92

Tipo/gênero: suspense

Esporte: futebol

Elenco: Ulrich Thomsen, Henning Jensen e Mikkel Boe Folsgaard

Ano de produção: 2015

Duração: 1h34min

Sinopse: Uma zebra das mais inesperadas leva a seleção dinamarquesa de futebol à final europeia, mas agora a equipe precisa dar duro para ter alguma chance de vencer o campeonato.

Confira a trailer:

7) Para Sempre Chape

Tipo/gênero: documentário

Esporte: futebol

Elenco: Neto, Alan Ruschel, Jackson Follmann Rafael Henzel

Ano de produção: 2018

Duração: 1h13min

Sinopse: Após o acidente aéreo que fez 71 vítimas, o clube de futebol Chapecoense tenta reconstruir o time que fez história.

Confira o trailer:

8) Club de Cuervos

Tipo: série (4 temporadas)

Esporte: futebol

Elenco: Luis Gerardo Méndez, Mariana Treviño e Stephanie Cayo

Ano de produção: 2019

Duração: 43min por episódio

Sinopse: Depois de uma tragédia familiar, o playboy Chava e sua incansável irmã Isabel disputam a presidência do clube de futebol que era controlado pelo pai.

Confira o trailer:

9) Boca Juniors Confidencial

Tipo/gênero: série/documentário

Esporte: futebol

Elenco: Carlos Tevez, Ramón Ábila e Lisandro Magallán

Ano de produção: 2018

Duração: 42min por episódio

Sinopse: O Boca alimenta grandes expectativas de conquistar o campeonato, mas lida com as incertezas de jogadores machucados e do contrato com o astro Carlos Tevez.

Confira o trailer:

10) A luta pela esperança

Tipo: drama

Esporte: boxe

Elenco: Russel Crowe, Renée Zellweger e Paul Giamatti

Ano de produção: 2005

Duração: 1h44min

Sinopse: Voltar ao ringue depois de ser a última chance de sua família. Em pouco tempo, o país todo depende dele para se animar.

Confira o trailer:

Fonte: Netflix

TAGS