Carro mais produzido no Brasil, Volkswagen Gol completa 45 anos em 2025

Carro mais produzido no Brasil, Volkswagen Gol completa 45 anos em 2025

Ao longo de sua história no mercado, o modelo superou as 8 milhões de unidades vendidas, sendo o carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos;

O Volkswagen Gol, líder de vendas no Brasil por 27 anos consecutivos, completa 45 anos no mercado automotivo brasileiro em 2025. Com mais de oito milhões de de unidades comercializadas desde o seu lançamento, em 1980, o hatch —que saiu de linha em 2022— ainda ostenta as marcas de carro mais produzido, vendido e exportado na história do setor automotivo brasileiro.

Lançado nas versões básica e L, ambas com motor 1.3l de 42 cv arrefecido a ar - derivado do Fusca -, o Gol se posicionava entre o Brasília e o Passat. Mal havia chegado ao mercado e, já em 1981, as versões S e LS embalavam um novo motor 1.6, também a ar, mas com dupla carburação e 51 cv. No ano seguinte, 1982, o Gol pegou carona na Copa do Mundo de Futebol e, uma nova versão, baseada na luxuosa LS, nascia para se tornar um dos modelos mais raros da família.

A primeira versão esportiva do Gol veio em 1984, estreando a era de motores de refrigeração líquida – no caso, um 1.8l de 99 cv que, mais tarde, equiparia o Santana. O hatch já tinha uma carreira agitada quando, em 1985, tomou emprestada a frente (com faróis maiores e agora acompanhados da luz de direção) do Voyage e da Parati nas versões equipadas com motor arrefecido a água. Em 1986, os motores foram evoluídos e modernizados, nascendo a lenda AP 600 (Alta Performance).

Em outubro de 1988, o Salão do Automóvel revelou o primeiro carro brasileiro equipado com injeção eletrônica. Essa tecnologia estava debaixo do capô do Volkswagen Gol, nascendo assim a versão esportiva GTi, já como modelo 1989. Dotado de motor 2.0l, dispunha de 120 cv de potência máxima e aceleração de zero a 100 km/h abaixo dos nove segundos, números inigualáveis na categoria à época.

Em 2014, após um recorde de 27 anos seguidos no topo do ranking de emplacamentos, o Gol deixa liderança do mercado. Dois anos depois, passa por sua última cirurgia estética e recebe o motor 1.0l, três-cilindros de 12V (82 cv).

Após 42 anos de produção ininterrupta na fábrica de Taubaté (SP), o Gol deixou de ser fabricado em 2022, mas continua em destaque no mercado de usados, com mais de 372 mil unidades vendidas no primeiro semestre de 2025, segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar