Novo Nissan Kicks tem motor do Kardian, mais tecnologia e design original
Geração 2026 do carro mais vendido pela Nissan no Brasil renova estilo e estreia motorização turbo
O SUV Nissan Kicks estreou nova geração equipada com motor turbo e mais recursos tecnológicos. Além de uma completa renovação no visual, a linha 2026 ganhou mais versões —agora são quatro; antes eram três. A lista de recursos premium aumentou e os preços, naturalmente, também subiram.
O POVO testou o novo Nissan Kicks Platinum, a versão topo de linha do SUV, num percurso de 170 km entre Mogi das Cruzes e Itatiba, no interior de São Paulo. O primeiro contato foi marcado por impressões positivas na dirigibilidade, conforto e tecnologia, mas algumas ausências não passaram despercebidas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Originalidade no design
Antes de assumir o volante, uma olhada rápida no visual não deixa negar que o Kicks tem cara nova e design original. Destaque para a dianteira com grade retangular e assinatura em LEDs horizontais. Na traseira, uma linha preta conectando as duas lanternas realça a marca da Nissan ao centro. Não houve mudança disruptiva no design, mas a nova aparência em quase nada lembra a anterior.
Veja imagens das mudanças no exterior do Nissan Kicks 2026
Conforto interno
Já na direção, o conforto no banco do motorista ajudou a tornar a condução mais amigável, assim como o bom isolamento acústico, que tornou amenizou a presença de ruídos externos no interior do carro, exceto nos trechos esburacados ou com desníveis no pavimento.
Segundo a Nissan, os assentos dianteiros e traseiros foram desenvolvidos com tecnologia Zero Gravity, que reduz a carga muscular e melhora o fluxo sanguíneo do corpo, diminuindo o cansaço em até 30%.
O painel, as portas e o console central são revestidos com couro e tecido especial. O câmbio adotou padrão e-shifter, sem alavanca e com comandos por botões. A cabine também tem teto solar panorâmico com acionamento automático, exclusivo na versão topo de linha.
Tecnologia
As telas da central multimídia e do painel de instrumentos são interligadas. Cada uma tem 12,3” e juntas mais parecem uma "mini-TV" acoplada ao painel. A multimídia é sensível ao toque e se conecta facilmente com os sistemas Android Auto e Apple Carplay. Além da navegação convencional, também é possível controlar a temperatura do ar-condicionado e a iluminação ambiente.
No geral, o interior traz muita sofisticação, conforto e tecnologia, mas peca pela ausência de elementos facilmente encontrados na concorrência, como ajuste elétrico nos bancos da frente e saídas de ar-condicionado para os passageiros de trás.
Motor turbo
O motor —a grande novidade dessa geração do Kicks— é o mesmo turboflex 1.0 usado no Renault Kardian. No SUV da Nissan, ele gera 125 cv e torque de 20 kgfm. A velocidade limite é de 185 km/h, podendo atingir de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos, segundo os cálculos da montadora. Não é possível aferir esta métrica num teste urbano devido aos limites de velocidade das rodovias, além da proibição de parada total.
Na pista, o carro correu com facilidade e o motor fez um leve barulho quando nas acelerações mais firmes. Nos trechos com aclives, a resposta foi mais lenta.
Assistência ao motorista
Durante o trajeto, funcionou muito bem o sistema de direção autônoma, principalmente o alerta de mudança de faixa, que emite estímulos sonoros, visuais e táteis para auxiliar o motorista a dirigir com segurança.
De acordo com a Nissan, o novo Kicks tem 23 tecnologias de assistência ao condutor, entre as quais: frenagem automática, controle inteligente em curvas, alerta de colisão frontal, visão 360°, sensores de estacionamento, etc.
Consumo
Com tanque de 48 litros cheio de combustível, o Kicks pode rodar em média 500 km, segundo a japonesa. O consumo, no entanto, depende de fatores já conhecidos e do tipo de combustível escolhido.
Com gasolina, o Kicks roda 11,7 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Já com etanol, 8,3 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada. Segundo a montadora nipônica, o SUV tem o melhor padrão de consumo no segmento dos compactos.
Dimensões
O carro também lidera no quesito tamanho. Ele ganhou 6 centímetros de comprimento e agora mede 4,37 metros. O entre-eixos de 2,65 metros também deixa a concorrência em desvantagem, assim como o porta-malas de 470 litros, suficiente para acomodar três malas pequenas, duas médias e uma grande, conforme estipulado pela Nissan.
Versões e preços
O Nissan Kicks 2026 chega em quatro versões, duas de entrada e duas topo de linha, com preços que variam de R$ 159,9 mil a R$ 199,9 mil. Confira:
Nissan Kicks Sense (entrada)
R$: 159,9 mil
Nissan Kicks Advance (entrada)
R$: 167,9 mil
Nissan Kicks Exclusive (topo de linha)
R$: 177,9 mil
Nissan Kicks Platinum (topo de linha)
R$: 199 mil
Cores
As versões Sense, Advance e Exclusive estão disponíveis nas cores branco, prata, cinza e preto. As duas primeiras também têm opção vermelha. Já a Exclusive conta com opção azul. A Platinum traz vermelho, branco, cinza, azul e preto. As três primeiras contam com teto preto.
Ficha técnica
- Arquitetura: SUV de 5 lugares
- Motor: 1.0T, 12 válvulas, 3 cilindros, bicombustível
- Cilindrada: 999 cm³
- Potência: 125 cv @ 5.000 rpm (etanol) / 120 cv @ 5.000 rpm (gasolina)
- Torque: 22,4 kgfm @ 2.500 rpm (etanol) / 20,4 kgfm @ 2.000 rpm (gasolina)
- Taxa de compressão: 10,5:1
- Injeção Direta: Multiponto
- Tração: Dianteira
- Transmissão: DCT - Dupla Embreagem com 6 Marchas com seletor E-Shifter
- Relação de marchas: 3,891 - 0,561
1ª3,891
2ª2,647
3ª1,792
4ª1,219
5ª0,825
6ª0,561
Ré3,718 - Diferencial: 4,647
- Suspensão dianteira: Independente do tipo MacPherson com barra estabilizadora
- Suspensão traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
- Freio dianteiro: Discos ventilados com ABS e EBD
- Freio traseiro: Discos sólidos com ABS e EBD
- Rodas: Liga leve Liga leve 19''
- Pneus: 225/45R19
- Fornecedor: Pirelli
- Bitolas dianteiras: 1.560 mm
- Bitolas traseiras: 1.555 mm
- Comprimento: 4.365 mm
- Largura (sem espelhos): 1.800 mm
- Largura (com espelhos): 2.090 mm
- Altura: 1.620 mm
- Distância entre-eixos: 2.655 mm
- Altura livre do solo: 200 mm
- Peso em ordem de marcha: 1.366 kg
- Porta-malas (Sem Flexible Board): 470 litros
- Tanque de combustível: 48 litros
- Tipo: Elétrica com assistência variável (EPS
- Distribuição do peso: 60,3% (frente)/39,7% (traseira)
- Voltas do Volante (batente a batente): 926.5° (2.6 voltas)
- Velocidade Máxima: 185 km/h
- 0 a 100 km/h: 12,4 s
- Consumo Cidade: 11,7 km/l (gasolina)/8,3 km/l (etanol)
- Consumo Estrada: 14,3 km/l (gasolina)/9,9 km/l (etanol)
- Garantia: 3 anos, sem limite de quilometragem
- Faróis Full LED com projetores
- Lanternas traseiras em LED
- "Antena estilo ""shark"""
- Maçanetas externas na cor do veículo
- Maçanetas internas de abertura das portas na cor prata
- Rack de teto longitudinal na cor prata
- Retrovisores externos na cor Preto
- Retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção em LED
- "Rodas de liga leve diamantadas de 19"" e pneus 225/45 R19"
- Tapete de Carpete
- Teto solar panorâmico com abertura e fechamento elétrico
- Abertura e fechamento dos vidros e portas por comando na chave
- Acionamento de alarme por comando na chave
- Acendimento inteligente dos faróis (Sensor Crepuscular)
- Aletas para troca de marchas no volante (Paddle Shift)
- Ar-condicionado automático digital touch
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco traseiro com apoio de braço central e porta-copos duplo
- Banco traseiro rebatível e bipartido (60/40)
- Bancos com revestimento premium ¹
- Bancos dianteiros e traseiros com tecnologia Zero Gravity®
- Carregador de celular por indução (Wireless Charger)
- Chave inteligente presencial (I-Key)
- Console central com apoio de braço e porta-copos duplo
- Direção elétrica com assistência variável (EPS)
- Espelho retrovisor interno eletrocrômico
- Faróis com regulagem elétrica de altura
- "Faróis com sistemas ""Welcome"" e ""Follow me Home""
- Iluminação ambiente no painel e nas portas dianteiras
- Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva
- Limpador de para-brisa com controle intermitente variável
- Limpador e desembaçador de vidro traseiro
- Luzes de leitura dianteira e traseira em LED
- Nivelador de profundidade do porta-malas (Flexible board)
- Painel com revestimento premium¹
- "Painel de instrumentos digital em HD de 12.3"""
- Para-sol com espelhos
- Para-sol com espelhos e iluminação
- Partida remota do motor
- Porta-malas com iluminação interna e alças para sacolas (2)
- Porta-óculos
- Porta-revistas no banco dianteiro do passageiro
- Porta-revistas no banco dianteiro do motorista
- Portas USB tipo C (4 - frontais e traseiros)
- Retrovisores externos rebatíveis automaticamente
- Seletor da transmissão por botões (E-Shifter)
- Seletor de modo de condução (Normal, ECO, Sport)
- Sistema eletrônico de ignição (botão Push Start)
- Sistema Stop/Start de parada e partida automática do motor
- Tag SEM PARAR instalada ³
- Tomada de 12V no console central
- "Vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema ""One Touch"" e antiesmagamento"
- Volante com acabamento premium ¹
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante multifuncional
- Airbags duplos frontais
- Airbags laterais e de cortina
- Alarme perimétrico anti-furto com imobilizador
- Alerta avançado de colisão frontal (PFCW)
- Alerta de cinto de segurança desafivelado (frontais e traseiros)
- Alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem e detecção de pedestre (FCW+FEB)
- Alerta de objetos no banco traseiro
- Assistente inteligente de frenagem traseira (RAEB)
- Alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA)
- Alerta inteligente de atenção do motorista (DAA)
- Alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa (LDW+LDP)
- Assistente inteligente de centralização em faixa (LKA)
- Cintos de segurança de três pontos para motorista e passageiros (5)
- Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de força
- Controle de cruzeiro adaptativo de velocidade e distância (ICC)
- Controle de tração e estabilidade (VDC)
- Controle inteligente em curvas (ATC)
- Faróis com ajuste inteligente de altura e intensidade (HBA)
- Fixadores traseiros para cadeiras de crianças (ISOFIX)
- Freio eletrônico de estacionamento com “Auto Hold” (EPB + Auto Hold)
- Freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA)
- Luzes de condução diurna em LED (DTRL)
- Monitoramento inteligente de ponto cego com intervenção (BSWI)
- Sensor de estacionamento dianteiro
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sistema de auxílio a condução semiautônomo – ProPILOT® (SAE level 2™)
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS)
- Sistema inteligente de partida em rampa (HSA)
- Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento
- Visão 360° inteligente e detector de objetos em movimento (AVM+MOD)
- Multimídia Nissan Connect com display touchscreen colorido de 12.3'', portas USB tipo C (2),
- Bluetooth e conexão sem fio para Apple CarPlay® e Google Android Auto®
- Sistema premium de som BOSE® Personal Plus com 10 alto-falante
*O jornalista viajou a convite da Nissan Brasil
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente