Google lança nova Central de Segurança e promete mais privacidade aos usuários

A atualização do recurso permite que usuários modifiquem suas preferências de privacidade, além de facilitar o controle e proteção familiar

O Google divulgou, nesta quarta-feira, 22, o lançamento da nova Central de Segurança. Segundo a empresa, a atualização oferece de modo fácil e intuitivo informações e acesso a ferramentas para uma navegação na web mais segura. Entre os destaques, estão a Verificação de Segurança , que oferece uma verificação em duas etapas, e o Check-up de Privacidade, que ajuda o usuário a revisar e ajustar rapidamente suas configurações de privacidade.

A atualização também inclui detalhes de como o Google protege a privacidade e segurança pessoal nos diversos produtos. No Google Maps, por exemplo, o usuário tem a opção de ativar o modo de navegação anônima . Na Busca do Google, para evitar resultados indesejados ou inadequados, é oferecido uma camada de proteção adicional com o SafeSearch , que ajuda a filtrar resultados sexualmente explícitos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além disso, recentemente o Google Fotos anunciou o novo recurso de Pasta Trancada, que permite ao usuário salvar fotos e vídeos em uma pasta protegida por senha, garantindo que o conteúdo não fique visível na biblioteca do app. Inicialmente, a função está disponível em celulares Pixel 3 ou mais recentes.

O novo site também conta com seção destinada à segurança e privacidade da família no ambiente online. Nela, os responsáveis podem acessar recursos como Family Link , uma ferramenta de controle parental gratuita que permite gerenciar o tempo de uso de dispositivos ou o conteúdo que pode ser acessado neles. A Central dá acesso ainda ao Seja Incrível na Internet , um programa para que famílias pratiquem a segurança online, aprendam a aprofundar conversas com os mais jovens, estabeleçam limites e ensina como navegar com segurança e confiança.

Padrão de segurança na internet

Na seção "Liderança", o Google lista tecnologias desenvolvidas com o objetivo de promover uma web mais segura e privada para todos. Um exemplo disso é a privacidade diferencial. Trata-se de uma tecnologia de anonimização que impossibilita a identificação ou individualização de uma pessoa específica e garante que serviços oferecidos com base no tratamento de dados pessoais continuem funcionando e sendo úteis para os usuários.

Já no Google Maps, a privacidade diferencial está presente no recurso que informa quando um restaurante ou supermercado está mais ou menos cheio, sem identificar quem exatamente passou por ali e protegendo os dados individuais das pessoas.

Essa tecnologia tornou possível a criação dos Relatórios de Mobilidade da Comunidade , que auxiliam autoridades e pesquisadores a entender as dinâmicas de mobilidade da população durante a pandemia de COVID-19, a partir de dados agregados e anonimizados. Desde 2019, a biblioteca de algoritmos de privacidade diferencial está disponível para pesquisadores e organizações mundiais que buscam oferecer serviços eficientes e seguros.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Google Central de Segurança Google nova Central de Segurança segurança na internet confidencialidade de dados privacidade virtual

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar