Participamos do

Whatsapp: como evitar enviar mensagens para pessoas erradas

Lista traz cinco dicas para deixar de passar vergonha na hora de escrever ou compartilhar mensagens em conversas no aplicativo
12:42 | Dez. 21, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quem nunca se enganou na hora de enviar uma mensagem importante a um contato em uma conversa no WhatsApp? Para algumas pessoas, a situação é frequente e pode ocasionar constrangimento, a depender do contexto e da proporção do engano. Pior ainda, quando a mensagem destinada a apenas um amigo chega na janela de bate-papo de um grupo inteiro. Algumas estratégias ajudam a evitar cair nessa armadilha. Confira lista com cinco dicas.

LEIA TAMBÉM | Prevenir golpes, conversas personalizadas, compras locais: dicas para dominar o WhatsApp


Utilize emojis para salvar contatos

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Uma solução simples para evitar confundir contatos, principalmente aqueles que possuem nomes semelhantes, é salvar cada contato com um emoji diferente. Com a identificação visual, fica mais difícil cometer erros na hora de selecionar o contato para enviar conteúdo. Para facilitar o processo, o app Emoji Contatos Gerente - Foto de Emoji está disponível para celulares Android. A ferramenta permite a customização de contatos com figurinhas, divididas em categorias, sem a necessidade de editar os números manualmente na agenda do celular.

Evite usar pop-ups para responder mensagens

 

 

Notificações via pop-ups podem induzir usuário no envio de mensagens a contatos errados.
Notificações via pop-ups podem induzir usuário no envio de mensagens a contatos errados. (Foto: Reprodução/Youtube)

Uma das ferramentas de notificação mais recorrentes do WhatsApp são as pop-ups que surgem na tela, possibilitando que os usuários respondam a uma conversa sem precisar abrir o aplicativo de mensagens. Apesar de ser uma funcionalidade útil em termos de agilidade, erros podem ser cometidos por dois motivos principais: as notificações são atualizadas em tempo real, ou seja, uma resposta pensada para uma mensagem poderá ser enviada a outra que surgir no momento do envio. Além disso, o recurso sempre põe em evidência a foto de quem enviou a mensagem, mesmo em notificações de grupo, podendo induzir o usuário a pensar que está enviando conteúdo a uma conversa individual, mesmo destinando a um grupo.

Personalize suas conversas

 

O aplicativo agora possibilita que você defina papéis de parede diferentes e personalizados para cada conversa. Para mudar o papel de parede, abra a conversa com um contato no aplicativo, toque em mais opções e, em seguida, papel de parede. Você pode escolher entre as suas fotos ou entre os papéis de parede previamente carregados no aplicativo. Ao selecionar o seu preferido, você pode definir se ele será utilizado para todas as conversas ou para um contato/grupo específico. Esta função, semelhante à dica do emoji, utiliza os instintos visuais para evitar mal-entendidos.

 

Fixar contatos na guia de envio direto

 

Celulares Android têm a possibilidade de enviar conteúdo via Direct Share. A função permite o compartilhamento de links, textos e mídias fora do aplicativo, em navegadores ou semelhantes, para contatos ou grupos de WhatsApp. A ferramenta de integração, no entanto, pode conduzir o usuário a erros, principalmente, pela mudança constante na posição das janelas de envio no modo de compartilhamento direto. Para evitar erros, pressione o contato que deseja fixar no menu Direct Share e selecione "fixar guia". Deste modo, o contato sempre estará na mesma posição, independentemente da frequência da conversa.

Conferir destinatário antes do envio

 

Parece óbvio, mas dar uma dupla checada antes de enviar uma mensagem é fundamental. O Whatsapp exibe o nome do grupo ou contato no canto inferior esquerdo da tela sempre que o usuário pré-visualiza um conteúdo que deseja enviar a um contato.

CONFIRA TAMBÉM | Como utilizar melhor o WhatsApp e o Instagram no seu negócio

+ WhatsApp ganha busca por figurinhas e papéis de parede personalizados

+ Conheça os aplicativos que o brasileiro mais abre durante o dia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar