PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

17 aplicativos são removidos da PlayStore sob suspeita da presença de vírus

Esse tipo de vírus é conhecido desde 2017 e atua na fraude de pagamentos, dentro dos próprios aplicativos, por meio de assinaturas irregulares ou com link de compras em mensagens

Júlia Duarte
13:52 | 29/09/2020
Confira a lista dos aplicativos removidos sob suspeita de vírus (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Confira a lista dos aplicativos removidos sob suspeita de vírus (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

17 aplicativos foram removidos da loja PlayStore sob acusação de estarem contaminados com um vírus para Android conhecido como "Joker". Segundo a empresa de segurança Zscaler, que disse ter realizado a denúncia ao Google e publicou uma análise dos apps, os programas conseguiram obter 120 mil downloads.

Esse tipo de vírus é conhecido desde 2017 e atua na fraude de pagamentos, dentro dos próprios aplicativos, por meio de assinaturas irregulares ou com link de compras em mensagens. Ele é projetado também para roubar mensagens SMS, listas de contato e informações do dispositivo, além de inscrever silenciosamente a vítima em serviços premium de protocolo de aplicativo sem fio (WAP).

Os aplicativos em que o vírus estavam são de diversas áreas e desempenhavam funções como digitalizar e converter documentos para PDF, traduzir texto, enviar mensagens seguras e editar fotografias. Caso o usuário tenha baixado um dos 17 apps maliciosos, ele deve remover do aparelho pelo Google Play Protect. Esse sistema de segurança faz parte da Play Store e analisa todos os programas instalados e baixados no aparelho. Para iniciar uma análise manual, abra o app da Play Store e procure a opção "Play Protect" no menu.

Em janeiro, o Google revelou que já removeu mais de 1.700 aplicativos contendo o Joker (que a empresa chama de "Bread") desde a sua descoberta em 2017. Em julho e agosto, outros 17 aplicativos com o Joker foram identificados pelas empresas de segurança Check Point e Pradeo.

Usuários podem se precaver também evitando a instalação de aplicativos com avaliações muito baixas, cadastrados recentemente ou com outros sinais suspeitos. Ler o comentário ou análises na página do aplicativo também ajuda a identificar aplicativos comprometidos.

A empresa recomenda que os usuários estejam atentos à lista de permissões nos aplicativos, que aparecem para instalação. É preciso ficar alerta  às permissões de risco relacionadas a SMS, registros de chamadas, contatos e muito mais. 

Confira a lista dos aplicativos removidos:

All Good PDF Scanner
Mint Leaf Message-Your Private Message
Unique Keyboard - Fancy Fonts & Free Emoticons
Tangram App Lock
Direct Messenger
Private SMS
One Sentence Translator - Multifunctional Translator
Style Photo Collage
Meticulous Scanner
Desire Translate
Talent Photo Editor - Blur focus
Care Message
Part Message
Paper Doc Scanner
Blue Scanner
Hummingbird PDF Converter - Photo to PDF
All Good PDF Scanner