Participamos do

IPhone perdido? Saiba como rastrear e localizar o celular

Serviço gratuito da própria Apple permite achar o Iphone, tanto em locais próximos quanto em distâncias maiores. Para encontrar iPads e até mesmo computadores da Apple o procedimento é o mesmo
00:35 | Set. 18, 2020
Autor Bemfica de Oliva
Foto do autor
Bemfica de Oliva Repórter
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Smartphones não são aparelhos baratos, e se ligaram tão profundamente às nossas vidas que é difícil realizar atividades sociais ou de trabalho sem eles. Por isso, perder um celular pode ser uma dor de cabeça das grandes. Por sorte, algumas empresas desenvolveram soluções para localizar aparelhos, seja se estiverem "escondidos" em algum lugar da casa, ou já longe. Confira o passo a passo para rastrear um iPhone com uma ferramenta da própria Apple. Para encontrar iPads e até mesmo computadores da Apple o procedimento é o mesmo.

Importante: a ferramenta só funciona se a opção "Buscar meu iPhone" estiver selecionada nas configurações do aparelho. Para conferir se o seu celular já está protegido ou ativar a função, vá no aplicativo Ajustes e clique no seu nome no topo da tela, ou no menu "iCloud". Marque as opções "Buscar iPhone" e "Enviar última localização" caso não estejam marcadas.

Há duas maneiras possíveis de rastrear um iPhone: usando um computador, de qualquer marca, ou outro aparelho (iPhone ou iPad) da Apple. Veja abaixo como realizar o procedimento em cada caso.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia mais | IOS 14, novo sistema operacional da Apple, está disponível para atualização; veja novidades

Buscar meu iPhone: usando um computador

O primeiro passo é acessar o site do rastreador do iCloud e entrar o e-mail e senha cadastrados no aparelho que se deseja encontrar. Nas opções disponíveis, clique em "Buscar meu iPhone".

Caso você tenha mais de um aparelho cadastrado no iCloud, aparecerá uma lista com todos os dispositivos. Selecione o que estiver perdido. Se ele estiver conectado à internet, a localização do celular deve aparecer no mapa.

Será mostrado também um menu com a imagem e o nome do aparelho, e três opções abaixo. "Reproduzir som" toca uma campainha alta o suficiente para encontrar o celular em ambientes menores, que será reproduzida mesmo se o iPhone estiver no silencioso. "Modo perdido" solicita um número para contato, uma mensagem para aparecer na tela do iPhone, e bloqueia o acesso ao smartphone (mesmo que ele não tenha senha), exibindo a mensagem e o telefone de contato.

A opção "Apagar iPhone", como diz o nome, exclui todos os dados do aparelho, como aplicativos, fotos, mensagens etc, restaurando-o aos padrões de fábrica e impedindo que ele seja ativado novamente sem que sejam inseridos e-mail e senha do iCloud cadastrado no dispositivo. Ela deve ser utilizada apenas caso não se consiga encontrar o celular de forma alguma, pois a exclusão dos dados é irreversível.

Se o celular estiver sem acesso à internet (em modo avião ou desligado, por exemplo), não será possível rastreá-lo em tempo real. A opção "Enviar última localização", se tiver sido ativada no aparelho, mostrará o local em que ele estava da última vez que se conectou à rede. Neste caso, o "Buscar meu iPhone" mostrará uma caixa "Notificar-me ao encontrar", que irá enviar um e-mail de aviso assim que o aparelho estiver online novamente. É importante lembrar que, mesmo que sejam selecionadas as opções "Reproduzir som", "Modo perdido" ou "Apagar iPhone", elas só serão ativadas quando o aparelho se conectar à internet.

Usando outro iPhone ou iPad

O procedimento para rastrear um iPhone ou iPad usando outro dispositivo da Apple é bem similar ao do computador. Primeiramente, é necessário adicionar a conta do iCloud vinculada ao dispositivo perdido no aparelho que será usado para o rastreamento, processo que pode ser feito no menu "iCloud" do aplicativo "Ajustes".

Em seguida, abra o aplicativo "Buscar meu", que já vem instalado de fábrica nos celulares e tablets da empresa. A interface é similar à do computador, os passos a serem seguidos são os mesmos, e as opções também são iguais às disponíveis na versão web.

É importante lembrar que em casos de perda, furto ou roubo do celular, não se deve ir ao local apontado no mapa sem proteção. Caso seja possível rastrear o aparelho, procure a polícia, só busque o aparelho caso um destacamento aceite lhe acompanhar, e siga as recomendações de segurança dos policiais.

Além do iPhone, confira mais dicas de tecnologia

>> WhatsApp: saiba como ocultar os status "online" e "digitando"

>> É perigoso usar o celular enquanto carrega? Entenda

>> Saiba como se proteger de golpes no WhatsApp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar