Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ouça áudio de novo golpe no WhatsApp que viralizou nas redes sociais; saiba como se prevenir

A ativação da confirmação de duas etapas no aplicativo pode ser uma forma de se proteger dos golpistas
10:40 | Jul. 29, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Nova tentativa de golpe está sendo aplicada por criminosos por meio do WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do Brasil. Em ligação com uma potencial vítima divulgada nas redes sociais, o golpista chegou a explicar como a ação é feita e disse que consegue arrecadar valor em dinheiro elevado em duas semanas — quantia que é depositada na conta de laranjas.

Ouça a tentativa de golpe:

O golpe pretende clonar o WhatsApp da vítima e pedir dinheiro para familiares e amigos, se passando pela identidade da pessoa que sofreu a ação. Para iniciar o procedimento, os criminosos se passam por funcionários de empresas de anúncios, como a OLX e o Mercado Livre, e informam que um anúncio feito pela vítima está duplicado, sendo um deles com valor inferior ao original.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Esse outro anúncio com valor menor pode se tratar de um erro robótico em nossa plataforma ou uma suspeita de fraude, o que vem acontecendo muito. Nós queremos ter a sua autorização para fazer a exclusão do anúncio com o valor menor”, diz o golpista. A partir desse ponto, a vítima é solicitada a informar um código que recebeu via SMS para suposta confirmação da exclusão. Os números, no entanto, correspondem a um código de confirmação do WhatsApp, necessário para iniciar a conta em um novo aparelho.

A ação pode ter consequências penais, decorrente de ações como estelionato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Caso tenha caído no golpe, recomenda-se que a vítima reinstale o aplicativo no seu celular e entre em contato com o suporte do WhatsApp para desativar a conta ativada pelo golpista. Isso pode ser feito através do e-mail support@whatsapp.com.

Prevenção

Para começar, é importante sempre ficar atento a pedidos de ajuda financeira, ainda que venham de parentes ou amigos próximos. Uma ligação telefônica ou um áudio no aplicativo podem ajudar a verificar se o pedido é verídico. Informar para sua rede de contatos sobre a recorrência da aplicação do golpe também pode ser útil.

Outra medida de segurança é a ativação da confirmação de duas etapas no aplicativo. Além do código enviado por SMS, o usuário também deverá informar um código de seis dígitos, definidos por ele. Para isso, acesse o menu de três pontos no canto superior direito do aplicativo. Nele, entre nas configurações e vá para “Confirmação em duas etapas”.

Em contato com O POVO, a OLX informou que não solicita códigos dos clientes e recomenda que as negociações sejam realizadas somente pelas ferramentas da própria plataforma. Confira a nota na íntegra:

A OLX informa que não solicita código de verificação ou senhas para nenhum usuário e recomenda que as negociações aconteçam via chat, na plataforma. A empresa investe continuamente em tecnologia e na comunicação de melhores práticas de compra e venda, informando seus usuários sobre como proceder em casos de tentativas de fraudes, com alertas em seus canais oficiais e redes sociais.

Dicas para não cair no golpe do WhatsApp:

- A OLX não solicita informações que permitam acesso à sua conta via chat, telefone, SMS, WhatsApp e redes sociais;

- Nunca compartilhe o código de verificação do seu WhatsApp ou outras validações de segurança que chegam em seu celular;

- O WhatsApp recomenda sempre ativar a verificação de duas etapas para prevenir esse tipo de abuso
- Mais dicas estão disponíveis no link: https://ajuda.olx.com.br/s/article/fazer-uma-venda

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar