PUBLICIDADE
Tecnologia
NOTÍCIA

Surto de coronavírus faz disparar interesse por jogo que simula epidemias

Desenvolvedor do jogo publicou nota pedindo que jogadores procurem fontes oficiais para informações sobre a doença

12:03 | 28/01/2020
No jogo Plague Inc. o objetivo é criar uma epidemia que se espalhe mundialmente
No jogo Plague Inc. o objetivo é criar uma epidemia que se espalhe mundialmente (Foto: Reprodução/Ndemic Creations)

A epidemia de coronavírus, que já contaminou mais de 2 mil pessoas e deixou mais de 100 mortos, está causando uma mobilização nacional na China e preocupação no mundo inteiro. A infecção que age no sistema respiratório possui rápido contágio e resultou na quarentena total ou parcial de 15 cidades no país asiático, afetando quase 60 milhões de pessoas.

Leia mais: Com risco internacional de contaminação, médicos destacam ações de prevenção contra o coronavírus

Em situações de grande comoção global como essas, é de se esperar que as pessoas busquem informações sobre os acontecimentos. Em alguns casos, porém, isso ocorre de maneira peculiar: o jogo Plague Inc., da empresa Ndemic Creations, registrou uma alta de acessos relacionada ao interesse pelo coronavírus. No game, o objetivo é simples: criar um vírus que se propague da maneira mais eficiente possível pelo mundo, lutando contra o fechamento de fronteiras dos países e os avanços científicos na cura das doenças.

Não é a primeira vez que isso acontece: lançado em 2012, Plague Inc. também recebeu atenção durante o surto de ebola ocorrido em 2014. Segundo a nota dos desenvolvedores, sempre que ocorre uma epidemia de proporções internacionais o interesse pelo jogo aumenta. Dessa vez, porém, a situação foi além, fazendo com que o site da Ndemic Creations ficasse fora do ar pela quantidade de acessos.

A empresa afirma, ainda, que embora Plague Inc. tenha caráter “realista e informativo”, ele não substitui dados científicos e informações oficiais de autoridades de saúde. O texto conclui o informe com o link para o site da Organização Mundial de Saúde (OMS) com informações sobre o coronavírus.

Leia a nota, traduzida, na íntegra:

"O Plague Inc. foi lançado há oito anos e sempre que há uma epidemia nós vemos um aumento no numero de jogadores, à medida em que as pessoas procuram se informar sobre como as doenças se espalham e entender as complexidades de surtos virais.

Nós desenvolvemos o jogo especificamente para ser realista e informativo, sem sensacionalismo sobre questões sérias do mundo real. Isso foi reconhecido pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos e outras organizações médicas de renome mundial.

Todavia, é importante lembrar que o Plague Inc. é um jogo, não um modelo científico e que a atual epidemia de coronavírus é uma situação real que está impactando um número imenso de pessoas. Nós sempre recomendamos aos jogadores que procurem informações diretamente com autoridades de saúde locais e internacionais."