Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Surto de coronavírus faz disparar interesse por jogo que simula epidemias

Desenvolvedor do jogo publicou nota pedindo que jogadores procurem fontes oficiais para informações sobre a doença
12:03 | Jan. 28, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A epidemia de coronavírus, que já contaminou mais de 2 mil pessoas e deixou mais de 100 mortos, está causando uma mobilização nacional na China e preocupação no mundo inteiro. A infecção que age no sistema respiratório possui rápido contágio e resultou na quarentena total ou parcial de 15 cidades no país asiático, afetando quase 60 milhões de pessoas.

Leia mais: Com risco internacional de contaminação, médicos destacam ações de prevenção contra o coronavírus

Em situações de grande comoção global como essas, é de se esperar que as pessoas busquem informações sobre os acontecimentos. Em alguns casos, porém, isso ocorre de maneira peculiar: o jogo Plague Inc., da empresa Ndemic Creations, registrou uma alta de acessos relacionada ao interesse pelo coronavírus. No game, o objetivo é simples: criar um vírus que se propague da maneira mais eficiente possível pelo mundo, lutando contra o fechamento de fronteiras dos países e os avanços científicos na cura das doenças.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Não é a primeira vez que isso acontece: lançado em 2012, Plague Inc. também recebeu atenção durante o surto de ebola ocorrido em 2014. Segundo a nota dos desenvolvedores, sempre que ocorre uma epidemia de proporções internacionais o interesse pelo jogo aumenta. Dessa vez, porém, a situação foi além, fazendo com que o site da Ndemic Creations ficasse fora do ar pela quantidade de acessos.

A empresa afirma, ainda, que embora Plague Inc. tenha caráter “realista e informativo”, ele não substitui dados científicos e informações oficiais de autoridades de saúde. O texto conclui o informe com o link para o site da Organização Mundial de Saúde (OMS) com informações sobre o coronavírus.

Leia a nota, traduzida, na íntegra:

"O Plague Inc. foi lançado há oito anos e sempre que há uma epidemia nós vemos um aumento no numero de jogadores, à medida em que as pessoas procuram se informar sobre como as doenças se espalham e entender as complexidades de surtos virais.

Nós desenvolvemos o jogo especificamente para ser realista e informativo, sem sensacionalismo sobre questões sérias do mundo real. Isso foi reconhecido pelo Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos e outras organizações médicas de renome mundial.

Todavia, é importante lembrar que o Plague Inc. é um jogo, não um modelo científico e que a atual epidemia de coronavírus é uma situação real que está impactando um número imenso de pessoas. Nós sempre recomendamos aos jogadores que procurem informações diretamente com autoridades de saúde locais e internacionais."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar