PUBLICIDADE
Notícias

Orquestra de computadores interativa pela primeira vez no Brasil

O público poderá conduzir a orquestra por meio dos movimentos do seu próprio corpo

11:45 | 18/12/2015
NULL
NULL

Já pensou em virar maestro de uma orquestra? Essa é a proposta lançada pela "Computer Orchestra", um instalação artística que abre o festival RC4, que começa a partir de 8 de janeiro no instituto Oi Futuro em Ipanema, no Rio de Janeiro. Ela fica em cartaz até o dia 31 de janeiro, de 13 às 21 horas, com entrada gratuita.

A instalação é composta de 25 laptops, cada um em uma mesa, 24 substituem os diferentes instrumentos musicais e um reune todos para captar a ação do público. Nela, o público vira maestro, por meio da tecnologia Kinect - captando os movimentos através de um sensor.

A criação é dos designers Laura Perrenoud, Jonas Lacôte e Simon de Diesbach como projeto na suíça École Cantonale DArt de Lausanne (Ecal) e contou com intercâmbio e participação dos alunos da Unirio.

[FOTO2]

 

 

 

 

 

 

 

Festival RC4
O evento internacional busca mostrar a interação entre a música clássica e as novas tendências tecnológicas e performáticas pelo mundo.

Em 2016, a segunda edição do festival traz cinco shows, além de conferências, debates, a instalação "Computer Orchestra" e uma festa tecnoclássica "jam session futurista".

Na primeira edição, em janeiro de 2015, Berlim, Londres, Zurique, Luxemburgo, Barcelona, Rio de Janeiro e São Paulo formavam a rede internacional envolvida no projeto.

Serviço:
Festival Rc4
Quando: 8 a 31 de janeiro
Onde: Oi Futuro Ipanema (rua Visconde de Pirajá, 54 - 3º andar, Ipanema - Rio de Janeiro)
Quanto: ingressos ainda não estão à venda

Redação O POVO Online

TAGS