PUBLICIDADE
Notícias

Aplicativos de paquera provocam alta de casos de HIV, aponta ONU

Unicef realizou pesquisa na região da Ásia-Pacífico e nações da Oceania, onde se concentram cerca de metade dos adolescentes do mundo

14:30 | 03/12/2015
NULL
NULL
Um estudo da Unicef, braço das Nações Unidas para áreas de infância e juventude, aponta que uso de aplicativos de paqueras é um dos maiores causadores da nova epidemia de HIV entre jovens homens gays. O estudo foi realizado na região da Ásia-Pacífico, em países como Japão, China, Tailândia e nações da Oceania, regiões quem concentram metade do 1,2 bilhão de adolescentes no mundo.
 
Segundo o jornal Correio, os pesquisadores chegaram a conclusão de que há uma "epidemia oculta" do vírus entre jovens de 15 a 19 anos. De acordo com o estudo, APPs de paquera como Tinder e Grindr, este último exclusivo para homens, elevou as possibilidades de sexo casual nas localidades estudadas. Somente em 2014, 50 novos casos nessa faixa etária foram registrados na Ásia-Pacífico. O número representa apenas 15% das infecções registradas na região na época. 
 
[SAIBAMAIS4]O consultor da Unicef para HIV/Aids no leste da Ásia e Pacífico, Wing-Sie Cheng, afirmou, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, que jovens homens gays estão usando os APPs de paquera para "encontros sexuais". "Sabemos que esse tipo de comportamento de risco aumenta a disseminação do HIV", completou.
 
"A explosão de aplicativos de paquera gay para smartphones expandiu como nunca as opções para sexo espontâneo casual – usuários dos aplicativos móveis na mesma vizinhança (quando não na mesma rua) podem se localizar e marcar um encontro sexual imediato com apenas alguns toques na tela", explica o relatório da pesquisa.
Redação O POVO Online
TAGS