Ozempic pode ajudar a reduzir o consumo de álcool? Entenda pesquisa

Ozempic pode ajudar a reduzir o consumo de álcool? Entenda pesquisa

Um ensaio clínico buscou estudar a relação entre Ozempic e a redução pelo consumo e o desejo por álcool em adultos; entenda pesquisa

Um ensaio clínico randomizado publicado nesta quarta-feira, 12, no periódico JAMA Psychiatry busca entender a relação entre o Ozempic e outros medicamentos similares com semaglutida para a redução no consumo de álcool.

O ensaio envolveu nove semanas e consistia na avaliação dos efeitos da administração subcutânea de semaglutida uma vez por semana no consumo e desejo por álcool em adultos com transtorno por uso de álcool (TUA).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ao todo, o estudo contou com 48 participantes (34 mulheres e 14 homens). Estes eram divididos entre os que recebiam a semaglutida, enquanto outra parte tinha um placebo administrado durante as visitas clínicas.

Entre as descobertas, a equipe notou “reduções em algumas, mas não em todas as medidas de consumo semanal” do álcool, além de redução significativa do desejo semanal em relação ao grupo do placebo.

Os resultados devem justificar “ensaios clínicos maiores de terapias com incretina para TUA”.

Rede pública do RJ deve ter Ozempic a partir de 2026; ENTENDA

Ozempic pode ajudar a reduzir o consumo de álcool? Entenda relação

Sobre os efeitos relativos à autoadministração de álcool em laboratório, os “modelos de mudança residualizada indicaram que a semaglutida reduziu o consumo laboratorial pós-tratamento com um tamanho de efeito médio a grande para gramas de álcool consumido”.

“Este ensaio clínico prospectivo examinou mudanças no consumo de álcool em laboratório e naturalista após tratamento semanal com semaglutida”, destaca o ensaio em sua discussão.

“Para os resultados semanais de consumo de álcool, os efeitos da medicação no número de bebidas por dia do calendário não foram significativos; no entanto, a semaglutida reduziu significativamente o desejo por álcool e as bebidas por dia de consumo”, acrescenta.

Usa Ozempic? VEJA cuidados caso precise de anestesia ou endoscopia

Ozempic pode ajudar a reduzir o consumo de álcool? Estudo tem limitações

Os pesquisadores também indicaram aspectos limitantes de sua publicação, como “o tamanho modesto da amostra e a duração do tratamento de curto prazo”. Outro aspecto foi o uso de semaglutida em baixa dose, para maximizar a segurança e a viabilidade do projeto, o que “provavelmente limitou a detecção de efeitos significativos".

“No entanto, os tamanhos do efeito observados em baixas doses são encorajadores e fornecem informações para estimar os tamanhos de amostra para estudos futuros”, completam.

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar