Estudos indicam que trabalhar à noite aumenta o risco de obesidade
A ocorrência da obesidade aumentou cerca de 72% nos últimos 13 anos no Brasil
Trabalhar durante a noite é uma realidade para muitos profissionais em diferentes setores. No entanto, a prática, apesar de essencial, pode ter impactos significativos na saúde, aumentando o risco de obesidade, diabetes e outros problemas, indicam estudos recentes.
De acordo com dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), no Brasil, a ocorrência da obesidade aumentou cerca de 72% nos últimos 13 anos, saindo de 11,8%, em 2006, para 20%, em 2019. Estima-se que, em 2025, em todo o mundo, deverá haver 2,3 bilhões de adultos acima do peso, sendo 700 milhões de pessoas obesas, com IMC acima de 30.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Trabalhar à noite desalinha o ritmo do corpo
O médico nutrólogo e endocrinologista Dr. Ronan Araujo explica que o ciclo circadiano é um processo biológico que regula o ritmo do nosso corpo, incluindo as funções hormonais e o sono. Quando trabalhamos durante a noite, nosso ritmo circadiano é interrompido, o que pode levar a uma série de problemas de saúde. Esse desalinhamento pode, inclusive, aumentar o risco de obesidade e diabetes.

Impactos da má alimentação noturna
Um estudo relatado no artigo Prevalence of overweight and obesity among health professionals with shift work schedules: a scoping review, em 2023, mostra que, embora não sejam totalmente compreendidos, os mecanismos que ligam o trabalho por turnos à obesidade estão relacionados a alterações comportamentais, como privação do sono, sedentarismo, exposição à luz artificial, horários irregulares das refeições e dessincronização do ciclo circadiano. Esses hábitos não saudáveis podem levar ao desequilíbrio metabólico e ao ganho de peso.
Outro estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) também constatou essas associações da privação de sono, do sedentarismo e da má alimentação. A pesquisa mostrou que pessoas que trabalham durante a noite geralmente ficam mais sedentárias e têm uma dieta menos saudável do que as pessoas que trabalham durante o dia. Isso pode ser explicado pelo fato de que, quando trabalhamos durante a noite, muitas vezes não temos acesso a alimentos saudáveis e frescos.