Vacinação contra a gripe no Ceará é a menor em 23 anos

Secretaria da Saúde do Estado recomenda que os municípios com estoque da vacina promovam a imunização dos grupos prioritários

A campanha de vacinação contra a gripe no Ceará deste ano foi a pior desde 1999.  De acordo com  a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram recebidas 3.267.990 doses contra o vírus Influenza e apenas 2.631.962 (76,28%) foram administradas. É o menor índice em 23 anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Diante desse cenário e de possíveis surtos de gripe no Brasil, a Sesa recomenda que os municípios com estoque da vacina promovam a vacinação dos grupos prioritários.

 

Até 2017, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era vacinar pelo menos 80% do público-alvo (crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde). Depois daquele ano, a meta de cobertura vacinal passou a ser de 90%.

Em todo esse período, o Ceará vinha conseguindo manter a população protegida contra o vírus Influenza. Entretanto, em 2021, a cobertura vacinal ficou 14 pontos percentuais abaixo do desejado. 

Atualizada anualmente, a vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus Influenza: Influenza A (H1N1), Influenza H3N2 e Influenza B. Neste ano, a campanha nacional de imunização contra a gripe foi de 12 de abril a  9 de julho.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinação gripe ceará 2021 surto gripe virus influenza a

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar