Pesquisador cearense lidera primeiro estudo sobre adiposidade em adolescentes do sexo feminino

No estudo, quatro equações matemáticas trabalham os valores da massa corporal, peso, circunferência da cintura e dobras cutâneas do público adolescente

Uma pesquisa inédita para estimar a adiposidade - o excesso de gordura corporal - em adolescentes do sexo feminino entre 12 a 17 anos, por meio de equações matemáticas, é liderada pelo pesquisador cearense e educador físico, Joaquim Cintra. Conduzido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o estudo tem previsão para ser publicado na Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano (RBCDH) entre junho e julho deste ano.

No estudo, quatro equações trabalham os valores da massa corporal, peso, circunferência da cintura e dobras cutâneas das adolescentes. Com os modelos matemáticos desenvolvidos no estudo, os profissionais da saúde, principalmente nutricionistas e educadores físicos, irão identificar o percentual de gordura desse público de forma mais especifica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“É interessante para os profissionais da saúde que atuam com essa população de adolescentes. As equações serão ferramentas úteis para complementar o diagnóstico da gordura corporal das mais jovens e direcionar, de forma mais específica, as intervenções prescritivas médicas, como dietas e exercícios físicos”, explica Joaquim.

LEIA TAMBÉM | Médico cearense cria projeto que traduz receitas em linguagem mais acessível

No entanto, a pesquisa é direcionada apenas ao público adolescente da região Sul do Brasil: Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS). Isso porque ela foi elaborada a partir de dados observados na população adolescente dessa região. “A localidade foi escolhida pelo fato da região do Sul ter uma maior prevalência de sobrepeso e obesidade nas adolescentes, especificamente do sexo feminino, comparado com outras regiões geográficas do Brasil, como Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, esclarece o pesquisador cearense.

Outra medida para elaboração da pesquisa, foi a escassez de cálculos para estimar a gordura corporal direcionados ao público adolescente feminino. Durante o desenvolvimento da pesquisa, 196 adolescentes do sexo feminino participaram do estudo, de 12 a 17 anos, regularmente matriculadas nas instituições de ensino público e privado da Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. De acordo com pesquisador, foram desenvolvidos e validados quatro modelos matemáticos com a combinação de multivariáveis antropométricas, ciência que estuda as medidas do corpo humano para investigar o estado nutricional.

Joaquim também explica que profissionais da saúde de outras regiões, como Norte, Nordeste e Centro-Oeste, também podem se beneficiar do estudo. Segundo ele, por meio da técnica de Validação Cruzada, onde é capaz de avaliar a capacidade de generalização de um modelo, a partir de um conjunto de dados de outro estudo, pesquisadores podem aplicar os dados da pesquisa no público das demais regiões e analisar. A partir disso, pode-se aplicar as equações e auxiliar os profissionais da saúde na estimativa da gordura corporal desse público nas outras localidades.

LEIA TAMBÉM | Adolescentes com sobrepeso têm risco elevado de doença cardiovascular

Além do professor Joaquim Cintra, o estudo tem colaboração dos professores Wagner Ripka, Leandra Ulbricht e Neiva Leite da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A pesquisa está prevista para ser publicada em junho ou julho deste ano na Revista Brasileira Cineantropometria e Desempenho Humano (RBCDH) para que profissionais da saúde, assim como pesquisadores, estudantes ou demais público interessado no tema, possa ter acesso na íntegra.

Joaquim Cintra é cearense graduado em Educação Física e lidera a primeira pesquisa com modelos matemáticos para estimar adiposidade em adolescentes
Joaquim Cintra é cearense graduado em Educação Física e lidera a primeira pesquisa com modelos matemáticos para estimar adiposidade em adolescentes (Foto: Divulgação)

O cearense Joaquim Cintra é graduado em Educação Física com pós-graduação lato sensu pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Além disso, é membro filiado da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) e docente da International Society For The Advancement Of Kinanthropometry (Isak).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

PESQUISA GORDURA CORPORAL ADOLESCENTES ESTUDO GORDURA CORPORAL ADOLESCENTES PESQUISADOR CEARENSE PESQUISA INÉDITA CEARENSE LIDERA PESQUISA GORDURA SAÚDE ADOLESCENTES SEXO FEMININO SAÚDE GORDURA CORPORAL ADOLESCENTES PESQUISA ESTIMAR GORDURA CORPORAL ADOLESCENTES

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar