Participamos do

Saiba como prevenir e tratar o câncer do corpo do útero, que foi diagnosticado na apresentadora Fátima Bernardes

Tratamento cirúrgico, com retirada do útero, é a primeira e mais indicada opção de tratamento para este tipo de câncer que foi diagnosticado na apresentadora Fátima Bernardes
22:10 | Dez. 02, 2020
Autor Matheus Facundo
Foto do autor
Matheus Facundo Repórter do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O câncer do corpo do útero, diferente do colo do útero, que é o tipo mais comum e é causado por infecção pelo HPV, acomete mais comumente mulheres que estão na menopausa. Este é o tipo de câncer que tem a apresentadora Fátima Bernardes, segundo ela anunciou nesta quarta-feira, 2, por meio do Instagram. A jornalista se afastará de suas atividades e irá se submeter a uma cirurgia.

De acordo com a ginecologista Nathália Posso Lima, da clínica Femme Vie, o tratamento cirúrgico é o primeiro passo na luta contra a enfermidade. Geralmente são retirados o útero, os ovários e outros órgãos que possam ter sido comprometidos.

"Esse câncer ocorre no endométrio, quando ele começa a ficar mais espesso. E isso é percebido através do ultrassom transvaginal. Se uma paciente que está na menopausa apresenta sangramento, é necessário investigar se pode ser câncer do útero", aponta a médica.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA TAMBÉM| Especialista orienta prevenção para evitar câncer de colo uterino

Para a prevenção do câncer do corpo de útero, é necessário que as mulheres sigam os exames vaginais de rotina, mesmo após a menopausa, sempre realizando consultas com especialistas da área da ginecologia. "O câncer pode ser assintomático ou apresentar sangramento. Dependendo do tamanho do tumor, o meio cirúrgico pode resolver, se não, é necessário partir para outros tratamentos como quimioterapia e radioterapia. É muito importante sempre fazer os exames periódicos", comenta Nathália Posso.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar