Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Saiba como incentivar crianças ao combate à dengue e outras arboviroses

O entendimento e ensino devem, entretanto, serem adaptados para cada faixa etária

Com a quadra chuvosa começando no Estado, o acúmulo de água tende a aumentar e, com isso, o mesmo ciclo: proliferação do mosquito Aedes aegypti e o possível aumento dos casos de arboviroses, principalmente dengue, zika e chikungnya. O Ceará apresenta grande risco de ter um epidemia de dengue neste ano, caso haja novo sorotipo da doença se estabeleça no Estado. Mas o combate às arboviroses pode ter um grande aliado: as crianças.

Coordenador de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Fortaleza, Nélio Moraes conta da articulação da pasta, juntamente da Secretaria Municipal da Educação, para executar um plano de ações para o combate à dengue, colocando crianças e adolescentes como protagonistas. "A forma mais fácil de convencer e sensibilizar pessoas adultas é através dos filhos. A efetividade de uma criança, com o aprendizado correto, chegar em casa e dizer para os pais o que ela pode contribuir para a família", afirma ele.

O entendimento e ensino devem, entretanto, serem adaptados para cada faixa etária. Diana Mendes, professora e diretora da Escola Municipal Antônio Sales, conta das metodologias que têm funcionado para educação infantil, na instituição que está a frente. Segundo ela, a principal forma é proporcionar jogos lúdicos que envolvam a criança, como caça ao mosquito, com a utilização de lupas, por exemplo. Além disso, músicas e brincadeiras para identificar os focos também podem ser formas de introduzir o assunto.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ela ressalta também que precisa ser explicada a importância de combater o mosquito. "Nós costumamos falar para eles que, a partir do momento que acabamos com o vetor, eles, os amiguinhos e a família ficam fortes e não pegam doenças", conta ela. A professora adiciona também que é fundamental que os pais apoiem o protagonismo das crianças tanto na escola quanto em casa e tenham uma conversa aberta sobre as doenças.

Como conversar com as crianças sobre prevenção de arboviroses:

Explicar sobre formas de prevenção da doença de forma lúdica, em forma de brincadeiras;

Colocar a criança em posição de protagonismo, como super-heróis ou detetive na buscar de focos;

Incentivar que as crianças cobrem de adultos e outros amigos o combate à dengue;

Explicar a importância de se prevenir contra arboviroses.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar