Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Complexo Hospitalar da UFC recebe R$ 2,8 milhões para compra de equipamentos

A liberação da verba se dará por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS)
20:05 | Out. 10, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC) receberá quase R$ 2,8 milhões para investimento em estrutura física e tecnológica até dezembro de 2019. A liberação da verba se dará por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Saúde (MS).

O anúncio do investimento foi feito pelo presidente da Rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira. O recurso investido no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) será utilizado na aquisição de 146 equipamentos médico-hospitalares e de tecnologia da informação, além de softwares. De acordo com o gerente administrativo do Complexo Hospitalar, Pedro Teophilo Ramos Neto, o processo licitatório já foi iniciado com compra prevista até o próximo mês de novembro.

Há a expectativa de que o investimento possibilite o aprimoramento das atividades hospitalares, o atendimento às necessidades do ensino de graduação e/ou pós-graduação nas áreas de saúde, a melhoria dos processos de gestão e o seguimento dos processos de recuperação e modernização do parque tecnológico dos Hospitais Universitários.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A consolidação do planejamento foi feita através da implementação de um plano de investimentos que estabeleceu uma priorização de acordo com critérios técnicos, viabilizando as ações propostas. A iniciativa contou também com um contrato de objetivos, assinado pelo presidente da Ebserh e pelos superintendentes dos hospitais, que estabelece a responsabilidade dos envolvidos.

Para Oswaldo Ferreira, o contrato é uma metodologia de trabalho que se reflete em uma expectativa real de crédito. “O que está registrado será cumprido, tanto da parte da sede quanto da parte dos hospitais. A próxima etapa é assinarmos um contrato com previsão de ações para 2020 e isso será feito no mês de novembro. Isso significa atuar com antecipação, o que nos permitirá cumprir as diversas tarefas planejadas antecipadamente, priorizando o que deve ser realizado. O gestor tem de ter essa antecipação”, explicou Ferreira.

Na avaliação do professor Carlos Augusto Alencar Júnior, superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, o contrato oferece ainda mais assertividade e organização aos processos de gestão. “Sabemos com o que, como e quanto temos para investir de forma planejada e padronizada em todo o Brasil, com supervisão direta da Ebserh. Assim, otimizamos tempo e recursos humanos e financeiros. Todos ganhamos”, disse.

Confira a lista dos itens que serão adquiridos e suas respectivas quantidades:

Agitador orbital tipo Kline,3

Balança antropométrica digital 300kg, 2

Mesa cirúrgica elétrica, 1

Monitor multiparamétrico para centro cirúrgico, 4

Berço para recém-nascido com fototerapia reversa, 11

Incubadora neonatal estacionária, 30

Incubadora neonatal transporte, 2

Cama hospitalar tipo Fawler elétrica, 10

Microcomputadores, 79

Servidores, 4

Softwares, a definir

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar