PUBLICIDADE
Saúde
NOTÍCIA

Inmet alerta que umidade do ar poderá estar abaixo dos 30% no Ceará e demais estados do Nordeste

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana

20:53 | 10/09/2019
Baixa umidade do ar: situação mais grave no interior do Estado
Baixa umidade do ar: situação mais grave no interior do Estado(Foto: Fábio Lima)

Foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) um aviso meteorológico sobre a intensificação de uma massa de ar seco no Ceará e demais estados do Nordeste que pode deixar o índice de umidade do ar abaixo dos 30%. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Leia mais: Sob alerta de perigo, umidade do ar preocupa no interior do Estado

A informação foi divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) através do Twitter. Segundo o órgão, no Ceará, no intervalo de 24 horas, municípios monitorados por Funceme e Inmet registraram taxas de umidade mínima consideradas de alerta. As menores foram em Iguatu e Tauá, ambos com 16%.

Umidade relativa do ar representa, em termos simplificados, a quantidade de água na forma de vapor que está presente na atmosfera no momento, em relação ao total máximo que poderia existir na temperatura observada.

Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, a baixa umidade pode causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos e o aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Alguns dos cuidados a serem tomados quando a umidade relativa do ar estiver entre 21 e 30% são: umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhar os jardins, etc.; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc.; e consumir bastante água.