Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Médico defende que não há benefício ortopédico em alongar peitoral, tríceps, quadríceps e pescoço

Especialista indica o despertar como melhor momento para alongar o corpo
14:29 | Ago. 16, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Matéria atualizada em 17/08/2019

O médico Rodrigo Astolfi, ortopedista e chefe do grupo de cirurgia do pé do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), defende que não há benefício ortopédico em alongar peitoral, tríceps, quadríceps e pescoço. De acordo com o especialista, esticar mais aumenta a possibilidade de lesões no músculo e distensão das articulações. A saída, indica ele, é movimentar a parte posterior do corpo, principalmente, após despertar.

 “Existe uma certa dualidade no raciocínio, os educadores físicos, de uma maneira geral, pensam no volume do músculo, fazer ficar grande. O alongamento antes e depois do exercício gera uma agressão muscular. Essa agressão faz o músculo se desenvolver", afirma.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Rodrigo destaca que os alongamentos que mais vê nas academias não trazem benefício para nada. Na hora do treino, sugere o médico, o indivíduo pode apenas fazer um aquecimento como uma corridinha na esteira, que é mais do que suficiente.

O que o médico defende:

- O ato de puxar o tornozelo para trás causa uma pressão excessiva entre a patela, — também conhecida como o osso do joelho ou o famoso biscoito — e o fêmur. Provocando desgaste da cartilagem da patela.

- Colocar as mãos para trás do corpo e puxar a musculatura do peito. Nesse caso, a ação pode romper a cápsula articular e distender a articulação do ombro.

- Pôr a mão atrás da nuca/costas e puxar o cotovelo com a outra. Também é propício para lesões como a anterior.

- Balançar o pescoço para um lado e outro gera uma pressão nas facetas articulares, aumenta a pressão nas articulações no pescoço, o que pode piorar a dor de que tem lesão nessas articulações.

“O ideal é alongar de manhã, na hora que acordar. Esse é o momento de maior encurtamento da musculatura”. Os principais músculos que precisam ser alongados são a panturrilha, a parte posterior da coxa e músculos da virilha. A dica é, ao espertar, sentar, esticar as pernas e tentar pôr as mãos na ponta do pé, aconselha o médico.

Para Rodrigo Astolfi, os grandes vilões são os alongamentos feitos no pós-treinos. O médico explica que após o exercício o músculo fica aquecido e um pouco mais relaxado, fazendo com que consigamos puxar ele mais do que o normal. O risco é que neste momento as cápsulas de articulações podem ser distendidas, e então o músculo lesionado grandemente.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar