PUBLICIDADE
Notícias

Longas caminhadas são mais benéficas do que treino pesado

Segundo cientistas, quando a energia gasta é a mesma, a sensibilidade à insulina e os níveis de lipídios são melhores em pessoas que optaram por atividades leves por períodos longos

14:43 | 14/02/2013
NULL
NULL

Segundo um estudo da Universidade de Maastricht, Holanda, longas caminhadas podem ser mais benéficas do que treinos intensos em uma academia.

A pesquisa contou com o acompanhamento de 18 pessoas entre 19 e 24 anos, que se dividiram em três grupos. O primeiro grupo permaneceu sentado durante 14 horas, sem fazer esforço físico. O segundo grupo ficou sentado por 13 horas e realizou uma atividade física intensa durante uma hora. Já os participantes do terceiro grupo ficaram sentados por seis horas, caminharam por quatro horas e ficaram em pé por duas horas.

A conclusão foi a de que quando a energia gasta é a mesma, a sensibilidade à insulina e os níveis de lipídios são melhores em pessoas que optaram por atividades físicas leves por períodos longos.

Segundo o líder do estudo, Dr. Hans Savelberg, "uma hora de exercício físico diário não pode compensar os efeitos negativos da inatividade sobre a sensibilidade à insulina e lipídios plasmáticos se o resto do dia é gasto sentado". Ele ainda reforça o resultado afirmando que caminhar em ritmo calmo e ficar de pé se mostra mais eficaz que opções mais intensas e rápidas.

Redação O POVO Online

TAGS