Eleição em Potiretama: interino apoiado pelo grupo do prefeito cassado deve enfrentar ex-vice

PT municipal havia decidido por indicação de vice na chapa do prefeito interino, do PP, mas a direção estadual definiu que a sigla terá candidatura própria da ex-vice-prefeita que foi afastada junto com o gestor cassado

12:46 | Jan. 21, 2026

Por: Marcelo Bloc
Cleverlandio e Solange disputarão a prefeitura nas eleições marcadas para o próximo dia 1º de março de 2026 (foto: Reprodução vídeos Instagram @cleverlandiobezerrapereira e @solange__campelo)

O município de Potiretama, distante 253 km de Fortaleza, vivencia dias de definição para a realização da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito, que será realizada em 1º de março. Além de Potiretama, Choró e Senador Sá também terão novo pleito após prefeitos e vices eleitos em 2024 terem sido cassados pela Justiça Eleitoral.

Em Potiretama, localizada na microrregião da Serra do Pereiro, a disputa deverá ficar entre o prefeito interino Cleverlandio Bezerra (PP) e a ex-vice-prefeita Solange Campelo (PT), que apesar de cassada, não teve decretada a inelegibilidade. A confirmação das candidaturas deverá ocorrer nas convenções partidárias, previstas entre os dias 23 e 25 de janeiro.

Cleverlandio concorrerá com apoio do grupo do prefeito cassado Luan Dantas (PP). Ele assumiu o comando do município por ser presidente da Câmara Municipal, após a cassação de Luan e da então vice-prefeita eleita Solange Campelo, por abuso de poder político, utilização indevida de meios de comunicação e conduta vedada.

Sem acordo com o PT para a indicação de vice, Cleverlandio anunciou o nome do advogado e ex-vereador Gilberto Menezes como pré-candidato a vice da chapa dele.

Divergências no PT

O diretório municipal do PT de Potiretama havia definido que apoiaria a chapa de situação, indicando Rosângela Moura para compor a chapa de Cleverlandio como pré-candidata a vice-prefeita. Nas redes sociais, ela chegou a comemorar a decisão, afirmando que trabalharia pela continuidade do projeto atual.

Entretanto, a Executiva Estadual definiu que o partido terá candidatura própria na cidade, com Solange Campelo disputando contra Cleverlandio. Em reunião na última segunda-feira, 19, o diretório estadual não homologou a decisão municipal e fechou questão a favor da candidatura própria de Solange.

A decisão foi comunicada nas redes sociais pelo presidente estadual do partido, Antônio Filho, o Conin. Ele também confirmou a indicação de Antônio Delmiro como pré-candidato do PT em Choró, conforme O POVO havia projetado anteriormente.

O que levou à eleição suplementar

Prefeito eleito em 2024, Luan Dantas está preso desde abril de 2025 por suspeita de ser o autor intelectual de um incêndio em Alto Santo, município vizinho a Potiretama, em maio de 2024. Ainda em abril, a Justiça rejeitou a acusação de que o prefeito tenha envolvimento com organização criminosa.

Em junho de 2025, o TRE-CE determinou a cassação do mandato do prefeito e da vice eleitos em 2024. Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) indicou que Luan e outros investigados teriam cometido abuso de poder político por utilização indevida de meios de comunicação e conduta vedada.

De acordo com o Tribunal, Luan e Solange publicaram conteúdos em redes sociais divulgando ações da Prefeitura de Potiretama, com enaltecimento de campanha e manutenção de propaganda institucional em período vedado. Apenas Luan Dantas foi condenado à inelegibilidade.

Preso e licenciado do cargo enquanto apelava em instâncias superiores, Dantas foi cassado pela Câmara Municipal apenas em novembro de 2025. Com a declaração de vacância do cargo, o então presidente da Câmara, Cleverlandio Pereira, assumiu como prefeito interino.

Rompida com o grupo de Luan Dantas, a ex-vice-prefeita Solange disputará a Prefeitura contra o prefeito interino Cleverlandio Bezerra, aliado de Luan.