Ricardo Nunes, do MDB, é reeleito prefeito de São Paulo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou matematicamente a vitória do emedebista após 90,11% das urnas apuradas
Ricardo Nunes, do MDB, venceu Guilherme Boulos (PSOL) e foi reeleito prefeito de São Paulo. Com 90,11% das urnas apuradas, o TSE confirmou a vitória do emedebista, que recebeu mais de 3 milhões de votos, equivalente a 59,57%. O resultado confirmou o favoritismo divulgado pelas pesquisas ao longo do segundo turno.
Nunes se elegeu como vice-prefeito de São Paulo em 2020, na chapa liderada por Bruno Covas (PSDB). Com o falecimento por câncer do psdbista, o emedebista assumiu a prefeitura em maio de 2021. Agora reeleito, terá mais quatro anos no cargo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Antes de se tornar vice-prefeito e, posteriormente, assumir a prefeitura, Nunes atuou como vereador por dois mandatos. É a segunda vez, inclusive, que o emedebista derrota Boulos em campanha, já que em 2020, Bruno Covas venceu o candidato do PSOL por 60% a 40%, também no segundo turno.
Na campanha de 2024, os embates, sobretudo no primeiro turno – com participação de Pablo Marçal e Datena –, ficaram marcados por acusações e episódios de agressividade entre os candidatos. Neste domingo, 27, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez acusações contra Boulos.
O governador de São Paulo, que acompanhou Nunes durante a votação, afirmou que a inteligência do Governo interceptou mensagens do Primeiro Comando da Capital (PCC) incentivando votos em Guilherme Boulos (PSOL) à Prefeitura de São Paulo. Tarcísio não apresentou provas ou se aprofundou sobre o assunto.