Em Fortaleza, Sarto tem avaliação mais negativa, Lula a mais positiva e a de Elmano empata
Dados são da pesquisa Datafolha e ficaram estáveis. Reprovação da gestão Sarto ainda é a maior quando comparada aos três prefeitos anteriores no mesmo período observado. Governo Elmano é considerado regular pela maior parcela dos eleitoresA quarta pesquisa Datafolha Fortaleza, contratada pelo O POVO e divulgada nesta quarta-feira, 25, questionou os eleitores da Capital sobre a avaliação das gestões do prefeito José Sarto (PDT), do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente Lula (PT). O levantamento mostra que os números se mantêm estáveis, com poucas mudanças em relação ao levantamento anterior. O Datafolha havia avaliado o desempenho de Sarto no começo de setembro. Os de Elmano e Lula haviam sido avaliados em agosto.
Ao todo, 826 pessoas, com idade a partir de 16 anos, foram entrevistadas em Fortaleza entre os dias 23 e 24 de setembro de 2024. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número CE-06915/2024.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No caso do governo do prefeito José Sarto, 21% dos eleitores avaliaram como "ótimo ou bom", mesmo número registrado no levantamento do início do mês e queda de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa de agosto, que apontou 25%.
42% dos eleitores consideraram a gestão atual como "regular", uma oscilação positiva de um ponto percentual comparado ao levantamento anterior. 35% considerou o mandato como "ruim ou péssimo" (era 36% no início de setembro e 29% em agosto). 2% dos eleitores não opinaram.
Em comparação com as avaliações de prefeitos anteriores, no primeiro mandato e em período de tempo similar, Sarto continua com a menor aprovação e a pior avaliação.
Em julho de 2000, Juraci Magalhães (MDB) tinha 51% de ótimo e bom, 34% de regular e 13% de ruim e péssimo. Luizianne Lins (PT) registrou, em agosto de 2008, 44% de ótimo e bom, 39% de regular e 16% de ruim e péssimo. Já Roberto Cláudio (PDT), em agosto de 2016, tinha 34% de ótimo e bom, 40% de regular e 23% de ruim e péssimo.
Aprovação Elmano e Lula
O levantamento Datafolha Fortaleza também apontou que o governo Elmano de Freitas é avaliado como "ótimo ou bom" por 33% dos entrevistados e como "regular" por 35%. Os números são os mesmos registrados no início deste mês. Já 29% considera a gestão como "ruim ou péssimo", enquanto 3% não opinaram. A gestão do petista completou um ano e oito meses.
De acordo com o instituto, a taxa de aprovação é mais alta entre menos instruídos (51%), entre os que têm renda familiar mensal de até 2 salários mínimos (37%) e entre os católicos (38%). A reprovação é maior entre os homens (36%), entre os mais instruídos (44%), entre pessoas com renda familiar a partir de 5 salários mínimos (45%) e entre os evangélicos (36%)
Já a gestão do presidente Lula é avaliada como "ótimo ou boa" por 43% dos eleitores, regular por 23% e "ruim ou péssima" por 33%, enquanto 1% não opinou.
A aprovação é mais alta entre as mulheres (48%) do que entre os homens (37%), entre pessoas com 60 anos de idade ou mais (53%), aqueles com renda familiar de até 2 salários mínimos (49%), entre os menos instruídos (63%) e os católicos (50%).
O percentual de reprovação é maior entre os homens (39%) do que entre as mulheres (27%), entre as pessoas com renda familiar de mais de 2 a 5 salários mínimos (41%), entre os mais instruídos (40%) e os evangélicos (41%).