Zé Batista: propostas do candidato a prefeito de Fortaleza

Conheça o plano de governo para a Prefeitura de Fortaleza divulgado pelo candidato Zé Batista em plataforma do Tribunal Superior Eleitoral

O candidato Zé Batista (PSTU) compartilhou o plano de governo de sua campanha a prefeito de Fortaleza ao lado da vice, Malu Costa (PSTU). O conteúdo segue disponibilizado na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O DivulgaCand, do TSE, apresenta um painel com informações sobre os candidatos registrados nas eleições de 2024. Entre os informes elencados, está a aba de “propostas”, onde os postulantes podem apresentar os objetivos de sua campanha.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Confira a seguir os principais pontos da proposta divulgada por Zé Batista.

SAIBA MAIS | Eleições em Fortaleza: quanto cada candidato a prefeito arrecadou até agora

Proposta de governo à Prefeitura de Fortaleza: Zé Batista (PSTU)

As diretrizes estratégicas do plano de governo objetivam “dialogar com a população”, com “uma prefeitura voltada aos trabalhadores e à população carente, investindo nos bairros da periferia, nos postos de saúde, nas escolas públicas”, sem a privatização dos setores.

Veja as proposições resumidas do postulante do PSTU à Prefeitura de Fortaleza nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

Para acessar o conteúdo integralmente, confira a página do candidato no DivulgaCand.

Proposta de Zé Batista (PSTU): saúde

A revalorização da saúde pública, gratuita e com acesso universal, é um dos tópicos levantados pela proposta de Zé Batista na área da saúde. Dentro da temática, o candidato aponta a contratação de mais servidores públicos concursados e com remuneração digna.

A ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), contratando os servidores que forem necessários, também é citada por Batista, incluindo a capacidade de prover as unidades e hospitais com mais equipamentos e produtos.

O representante destaca o fim das parcerias público-privadas e das Organizações Sociais (OSs) e o aumento da capacidade nutritiva da população carente, com a instalação de restaurantes populares em alguns bairros de Fortaleza.

Confira mais propostas relacionadas à saúde indicadas no plano de governo de Zé Batista:

  • Realizar obras de saneamento básico e de asfaltamento das ruas;
  • Fim da terceirização/privatização dos serviços municipais de saúde;
  • Investir nas UBS e em laboratórios próprios da rede municipal;
  • Transformar as UBS em centros de promoção, proteção e recuperação da saúde, com equipes multidisciplinares durante todo o período, fixando turnos de trabalho de 6 ou 4 horas;
  • Levar as consultas de especialidades para as UBSs: além de clínica geral, pediatria, obstetrícia, geriatria, ortopedia, psicologia e odontologia;
  • Implantar um programa de saúde mental adequado às reais necessidades da população;
  • Atender e acompanhar a saúde básica: vacinação, pré-natal, crescimento e desenvolvimento das crianças e dos portadores de doenças crônicas;
  • Expandir e consolidar o Programa de Saúde da Família (PSF);
  • Valorização do servidor da saúde, com o fim da contratação sem concurso público e precarização das condições de trabalho do servidor;
  • Atendimento Integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para qualquer cidadão, com investimentos que forem necessários pelo Município e exigindo dos governos Estadual e Federal o repasse integral das verbas destinadas à saúde;
  • Conselho Popular Municipal de Saúde, com a participação dos usuários e servidores, para definir as políticas públicas.

Proposta de Zé Batista (PSTU): educação

Em suas propostas relativas à educação, o candidato estabelece objetivos diversos, entre eles vagas para todas as crianças e adolescentes nas creches e escolas e a garantia de um máximo de 25 alunos por sala de aula.

O plano educacional também apresenta projeto de merenda escolar para todos os estudantes das escolas públicas e a incorporação da remuneração das horas de trabalho fora das salas de aula na jornada de trabalho.

Outras indicações incluem o fim da terceirização dos serviços prestados na educação, a convocação de todos os trabalhadores aprovados em concurso público e a abertura das vagas necessárias à realização do serviço público e admissão por concurso, com critério social que possibilite a efetivação dos atuais contratados.

Na implantação de um projeto de educação humanística, criativa e participativa — elaborada pelos próprios educadores e especialistas, — o candidato propõe uma educação em “período realmente integral”, com a integração de aulas regulares e de reforço.

Estabelecendo a escola como um centro educacional, o postulante indica a criação e ampliação dos espaços de esportes e cultura, além da eleição direta para os cargos de direção, assistente de direção, orientador educacional e orientador pedagógico pela própria comunidade.

Veja outras ações elencadas a seguir:

  • Salários dignos, programa de capacitação continuada e plano de carreira aos profissionais da educação;
  • Mais verbas dos governos estadual e federal necessárias para a manutenção e ampliação das unidades escolares;
  • Criação do Conselho Municipal Popular de Educação, integrado pelos profissionais da educação, pela população trabalhadora e pela juventude.

Capitão é o preferido entre católicos e evangélicos; Sarto, André e Evandro sobem | VEJA REPORTAGEM

Proposta de Zé Batista (PSTU): segurança pública

Para garantir a implementação de seu plano de governo, o candidato propõe governar apoiado em um Conselho Popular Municipal. Este será formado por representantes dos trabalhadores e da juventude, eleitos diretamente nos locais de trabalho, estudo ou moradia.

Com a deliberação e a decisão final dos conselhos, prevê-se sua divisão em setores de serviços, como “Habitação”, “Transporte”, “Saúde”, “Educação” e “Meio Ambiente”. Além dos citados, considera-se a inclusão de outros tópicos que os trabalhadores acharem necessário.

Prefeitura de Fortaleza: como acessar a proposta de Zé Batista

Para ter acesso na íntegra ao conteúdo do plano de governo do candidato Zé Batista, o internauta pode clicar aqui e acessar o DivulgaCand do TSE. Em seguida, deve pressionar a aba “propostas” e fazer download do plano de governo.

O conteúdo compartilhado por Batista possui quatro páginas no total.

VEJA | Eleições 2024: o patrimônio dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

tse

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar