Luizianne e Evandro chegam a encontro do PT; Bruno retira pré-candidatura para apoiar o deputado

O PT decide neste domingo a pré-candidatura à Prefeitura de Fortaleza

O PT realiza neste domingo o encontro municipal que definirá a candidatura a prefeito de Fortaleza. Têm direito a voto os delegados das chapas votadas no último dia 7 de abril. A tendência é a confirmação da candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, que teve 119 dos 200 delegados. 

A deputada federal, ex-prefeita de Fortaleza e pré-candidata Luizianne Lins chegou ao evento pouto antes de 10h30min. Ela tem apoio de 58 delegados. O grupo dela não fala em composição e diz que seguirá votando nela. Luizianne chegou sem dar entrevista. Após a votação das chapas de delegados, em 7 de abril, ela divulgou nota na qual afirmou ter havido "influências externas" que "invadiram a integridade dos processos internos do PT". Por isso, havia dúvidas se Luizianne iria comparecer ao encontro.

O deputado Evandro Leitão chegou por volta das 11 horas, também cercado de apoiadores. Ele disse que só dará entrevista após o resultado.

Na véspera, ele travou polêmica com o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), nas redes sociais. O presidente da Assembleia mencionou declaração do prefeito ao jornal O Otimista, segundo a qual "Fortaleza não aguenta hegemonia".

"O que Fortaleza não aguenta mais, prefeito Sarto, é uma gestão ruim, como a sua, infelizmente. Uma gestão que vive de discurso e pouco trabalha para resolver os problemas da cidade. O que Fortaleza não aguenta mais, é essa diferença de atenção entre a área rica, bem cuidada, e a periferia, abandonada", publicou Evandro. O presidente da Assembleia ainda classificou de "picuinha" o prefeito rejeitar o alinhamento ao Governo do Ceará e ao Governo Federal. 

Sarto revateu: "Alinhamento bom é o que eu aprendi desde pequeno: ter a casa arrumada e as contas em dia. É como funciona a Prefeitura de Fortaleza. O contrário do Governo do Estado e do Ministério da Educação, que devem a fornecedores e atrasam pagamento até de transporte escolar", disse o prefeito. Sarto ainda escreveu uma hashtag com os dizeres: “Vai ver se eu to na esquina Leitão”.

Evandro respondeu mais uma vez, dizendo que a resposta sobre "casa arrumada" e "contas em dia" soaria como "deboche com a população de Fortaleza, que pena com sua gestão". Ele também defendeu as gestões do Estado e do MEC. "Ainda ataca levianamente o ministro Camilo, melhor governador da história do Ceará, e o governador Elmano, que assumiu há pouco mais de um ano e já fez pelo Estado mais que o senhor durante toda a sua gestão".

Evandro ainda comentou a hashtag usada pelo prefeito: "Ainda me pede que 'vá ver se está na esquina'. Está cada vez mais difícil, prefeito, com as ruas esburacadas e cheias de lixo, apesar dos milhões arrecadados com a taxa do lixo que o senhor criou". O deputado usou sua própria hashtag: "Respeite Fortaleza Sarto".

Movimentos

Um dos cinco pré-candidatos petistas a prefeito, o ex-deputado e assessor especial do Governo do Estado, Artur Bruno, informou que irá retirar a pré-candidatura no encontro do PT neste domingo para declarar apoio a Evandro. Bruno não apresentou chapa e não tem delegados que o apoiam.

Com quatro delegados, a deputada estadual Larissa Gaspar fala em unidade, mas mantém a pré-candidatura e avaliará uma possível composição durante o próprio encontro.

Atualizada às 11h44min

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

eleições 2024 Fortaleza Evandro Leitão Luizianne Lins

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar