PUBLICIDADE
NOTÍCIA

Camilo e governadores convocam Guedes para discutir proposta de baixa no preço da gasolina

Bolsonaro afirmou que zeraria os tributos federais (Cide e PIS/Cofins) sobre os combustíveis caso os governadores zerassem o ICMS.

15:33 | 11/02/2020
Camilo e governadores se reúnem com o ministro da economia, Paulo Guedes.
Camilo e governadores se reúnem com o ministro da economia, Paulo Guedes. (Foto: Facebook/Reprodução)

O governador Camilo Santana anunciou em suas redes sociais, nesta terça-feira, 11, que convidou o ministro Paulo Guedes para tratar, junto aos governadores, acerca dos impostos que incidem sobre o preço dos combustíveis. Na quarta-feira, 5, Bolsonaro prometeu zerar os tributos federais (Cide e PIS/Cofins) sobre os combustíveis caso os gestores estaduais zerassem o ICMS. 

Após a declaração, alguns governadores, dentre eles o governador de São Paulo, João Doria, afirmaram que a proposta era "populismo" do presidente e “uma tentativa de transferir a responsabilidade” do problema para os estados. Em postagem, Camilo afirma que é preciso "que haja uma discussão séria e propositiva". "Queremos esse debate. Até porque quem define preço de combustíveis é o Governo Federal, e não os estados. Aliás, Governo Federal que fica com 68% de todos os impostos arrecadados no País", declarou. 

Em viagem para Brasília, Santana reúne-se com outros governadores. Na pauta da discussão, estão questões como Segurança Pública, Reforma Tributária, Plano de Promoção do Equilíbrio Fiscal (PEF), Renovação do Fundeb, Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Plano Mais Brasil (Pacto Federativo). "Queremos que, de fato, haja um debate propositivo sobre essas questões, que são fundamentais para o equilíbrio dos estados, de forma a melhor atender às demandas da população" aponta Camilo.