Bolsonaro volta ao centro cirúrgico e realiza novo procedimento
Ex-presidente passou por cirurgia de hérnia inguinal bilateral; novo procedimento busca conter os soluços
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizou um novo procedimento cirúrgico, informou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). "Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico", contou ela em publicação neste sábado, 27, nas redes sociais.
Segundo a ex-primeira-dama, Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico, voltado a interromper a crise de soluços pela qual Bolsonaro passa.
"Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários", completou Michelle. Menos de uma hora depois ela informou que o procedimento tinha sido concluído.
Bolsonaro foi submetido na quinta-feira, 25, feriado de Natal, a uma cirurgia para tratar uma hérnia inguinal bilateral. O novo procedimento cirúrgico, por sua vez, tenta sanar os soluços recorrentes que há meses acometem o ex-presidente.
O médico cirurgião geral Cláudio Birolini explicou como funciona o procedimento.
"Ele é realizado por radiointervenção. Você localiza o trajeto do nervo com um aparelho de ultrassom e, eventualmente, estimula o diafragma para tentar identificar qual lado é mais suscetível, se o direito ou o esquerdo. A partir da localização do trajeto do nervo com o aparelho de ultrassom, você faz a injeção de uma substância anestésica associada a um pouco de corticoide".
Já o médico cardiologista Brasil Caiado, que acompanhou a cirurgia da hérnia inguinal bilateral, afirmou que o procedimento para tratar dos soluços é uma questão é "central" para a equipe médica.
As declarações ocorreram nessa quinta-feira, após a primeira cirurgia, no Hospital DF Star, em Brasília.
"É uma preocupação recorrente nossa e dele também. Mas nós estamos muito de olho nisso aí. É um ponto central hoje, além da cirurgia, é essa questão de resolvermos a questão do soluço, na medida que for possível, sempre lembrando: sendo menos invasivo possível", avaliou Caiado".
Segundo o cardiologista, "o soluço é um sintoma dele que preocupa muito porque gera muito cansaço nele, prejudica o sono". E continuou: "Quer dizer, você nos pós-operatório, precisa do organismo se recuperar, e ele está sendo praticamente agredido por esse soluço".
Cirurgia anterior
Birolini, logo após o primeiro procedimento, afirmou que a cirurgia de Bolsonaro "transcorreu de acordo com o previsto" e foi concluída sem intercorrências.
"O presidente tinha uma hérnia que a gente chama do tipo misto, era uma hérnia direta e indireta. Foi corrigida", contou na ocasião.
Pelo menos dois policiais guardam a porta do quarto do ex-presidente durante sua internação, segundo ordem judicial.
A saída de Bolsonaro da prisão foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que relatou o caso que levou à condenação do ex-presidente em setembro.
Bolsonaro, de 70 anos, deixou a prisão pela primeira vez na quarta-feira, 24 onde está detido desde o final de novembro, para operar uma hérnia inguinal no hospital DF Star, em Brasília.
Leia mais
Com Agência Estado