Bolsonaro está apto a cirurgia no Natal

Bolsonaro está apto para cirurgia no dia de Natal, informam médicos

Cirurgia deve durar de 3 a 4 horas e não solucionará crises de soluço do ex-presidente, conforme divulgou a equipe médica
Atualizado às Autor Mariana Lopes Tipo Notícia

A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) detalhou nesta quarta-feira, 24, os preparativos para uma cirurgia de correção de hérnias inguinais bilaterais, que está apta a ser realizada no dia de Natal (25 de dezembro).

Segundo os médicos, Bolsonaro pode ficar internado até 7 dias após a cirurgia, que deve durar de 3 a 4 horas e não tratará os soluços do ex-presidente.

Em coletiva de imprensa, os médicos, o cardiologista Brasil Ramos Caiado e o cirurgião Dr. Cláudio Birolini, afirmaram que o quadro clínico do político foi agravado por um aumento da pressão abdominal.

Este é decorrente de cirurgias passadas e crises persistentes de soluços, vinculadas ao estado de ansiedade e depressão do paciente.

Assista também | Carlos Bolsonaro vai a hospital e fala sobre expectativas para a cirurgia do pai

A via laparoscópica ou robótica foi descartada pelos profissionais devido ao histórico de cirurgias anteriores do paciente. “Essa cirurgia não pode ser feita por via laparoscópica ou robótica.

Isso ocorre em função das cirurgias anteriores do presidente. As aderências decorrentes das cirurgias prévias impedem esse procedimento, sob o risco de causar uma lesão intestinal”, esclareceu o médico-cirurgião Dr. Cláudio Birolini.

"Presidente está deprimido um pouco pela situação que ele tá passando, bastante ansioso. A ansiedade leva a um quadro recorrente de soluço, que atrapalha o sono dele. Então ele fica muito incomodado com isso. Estamos mantendo a mesma medicação, um cuidado especial com a alimentação, mas tem fatores que fogem do nosso controle, que é o sistema nervoso central, é uma preocupação nossa", afirmou o cardiologista Brasil Ramos Caiado.

A equipe avalia fazer outro procedimento além da correção de hérnias. Os médicos informaram sobre a possibilidade de realizar um bloqueio no nervo frênico, componente do sistema respiratório humano, para tentar controlar crises persistentes de soluço.

Bolsonaro permanece sob vigilância rigorosa da Polícia Federal. Ele chegou nesta quarta-feira ao hospital DF Star, em Brasília, para uma cirurgia programada para quinta-feira, 25, sendo esta sua primeira saída da prisão desde que começou a cumprir a pena de 27 anos no final de novembro por tentativa de golpe de Estado.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a visita do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-vereador do Rio Carlos Bolsonaro (PL) ao quarto onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado em Brasília.

O ministro informou que os paramentares devem seguir as mesmas restrições impostas à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que já está no Hospital DF Star, onde o ex-presidente está internado. Além deles, também foram autorizados os outros filhos: Jair Renan Bolsonaro e Laura Bolsonaro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar