Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF

Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF: "Hora de seguir outros rumos"

Ministro anunciou aposentadoria antes da data limite de 75 anos e se emocionou ao relembrar da própria trajetória em despedida do Supremo
Atualizado às Autor Taynara Lima Tipo Notícia

O ministro Luís Roberto Barroso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou durante a sessão plenária desta quinta-feira, 9, a aposentadoria do STF. O ministro de 67 anos decidiu deixar o Supremo antes da idade limite de 75 anos. 

“Por 12 anos e pouco mais de três meses ocupei o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, tendo sido presidente nos últimos dois anos. Foram tempos de imensa dedicação à causa da justiça, da constituição e da democracia. A vida me proporcionou a benção de servir ao país, retribuindo o muito que recebi sem ter qualquer interesse que não fosse fazer o que é certo, justo e legítimo para termos um país maior e melhor”, afirmou. 

Durante a fala, Barroso chegou a se emocionar ao relembrar da própria trajetória como ministro e das perdas pessoais. “Ao longo desse período, enfrentei e superei dificuldades e perdas pessoais. Nada disso me afastou da missão que havia assumido perante o país e minha consciência de dar o melhor de mim na prestação da justiça”.

O ministro também destacou os sacrifícios e ônus do cargo, além de comentar sobre o radicalismo e a intolerância registrados no país. Apesar das dificuldades mencionadas, Luís Roberto Barroso reafirmou a sua fé no Brasil.

“Os sacrifícios e os ônus da nossa função acabam se transferindo aos nossos familiares e às pessoas queridas, que sequer têm qualquer responsabilidade pela nossa atuação. Gostaria de me despedir com uma breve reflexão sobre a vida, sobre o Brasil e sobre o Supremo Tribunal Federal. Apesar da agressividade e da intolerância que ainda se vê aqui e acolá, reafirmo a minha fé nas pessoas, no bem, na boa fé, na boa vontade, no respeito ao próximo e na gentileza sempre que possível [...] O radicalismo é inimigo da verdade. A gente, na vida, deve ter cuidado para não se apaixonar pelas próprias razões”, disse.

Ministro tinha dado sinais sobre aposentadoria antecipada

Anteriormente, Barroso havia comentado que faria uma “reflexão profunda” sobre a sua possível saída do STF. Nesta quinta, o ministro também afirmou que a aposentadoria foi longamente amadurecida e sem qualquer ligação com fatos da conjuntura atual. A possibilidade da decisão teria sido comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) há cerca de dois anos. 

Agora, o ex-presidente seguirá novos rumos, apesar de ainda não estarem definidos. “Sinto que agora é hora de seguir outros rumos. Nem sequer os tenho bem definidos, mas não tenho qualquer apego ao poder e gostaria de viver um pouco mais da vida que me resta”.

Durante os dois anos na presidência, Barroso julgou processos de repercussão nacional, como o dos atos golpistas do 8 de janeiro. No fim de setembro, ele chegou a lamentar o fato de não ter atingido o seu objetivo de pacificação

Barroso ainda seguirá no STF até a próxima semana para encerrar pendências. Com a aposentadoria antes do prazo, o presidente Lula deverá indicar um novo nome ao cargo na Corte.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar