Atlas: desaprovação de Lula atinge 51% e volta a superar aprovação de 47,9%
Em julho, a aprovação havia superado a desaprovação pela primeira vez em 2025. Pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de agosto e ouviu 6.238 pessoas
A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou alta, atingindo 51%, e superou a aprovação, que é de 47,9%. Os dados são do levantamento Latam Pulse Brasil, uma iniciativa conjunta entre AtlasIntel e Bloomberg, divulgado nesta quinta-feira, 28. A desaprovação voltou a superar a aprovação, em comparação com levantamento divulgado em julho.
A atual pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de agosto. Foram 6.238 respondentes. Na pesquisa foi questionado: "Você aprova ou desaprova o desempenho do presidente Lula?", chegando ao seguinte resultado:
- Desaprovo: 51%
- Aprovo: 47,9%
- Não sei: 1%
Veja
No mês passado, conforme pesquisa do mesmo instituto, o petista tinha 50,2% de aprovação, valor que superava a desaprovação pela primeira vez em nove meses.
A melhora da avaliação de Lula estava ocorrendo desde maio e se intensificou no início de julho, em meio aos desdobramentos do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a produtos brasileiros importados para os EUA.
Metodologia
No levantamento, que tem 95% de nível de confiança, foram registradas respostas de 6.238 pessoas, entre os dias 20 e 25 de agosto. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O público-alvo foi a população adulta brasileira e a pesquisas ocorreu por meio do método "recrutamento digital aleatório" (RDA), em que os entrevistados são atraídos organicamente durante a navegação de rotina na internet.
O Latam Pulse é uma iniciativa colaborativa da AtlasIntel e da Bloomberg, que fornece dados mensais sobre os cenários político, social e econômico de seis países-chave da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente