AO VIVO: A pedido de Trump, governo dos EUA abre investigação comercial contra o Brasil; entenda
O presidente americano diz ter iniciado uma investigação sobre o que chamou de práticas comerciais "desleais" por parte do Brasil
Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta quarta-feira, 16, repercute a abertura de investigação comercial contra o Brasil a pedido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O anúncio foi feito nessa terça-feira, 15, e o presidente diz ter iniciado uma investigação sobre o que chamou de práticas comerciais "desleais" por parte do Brasil.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com um comunicado do Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), uma agência do governo federal americano, serão analisadas:
- políticas brasileiras relativas a comércio digital e serviços de pagamento eletrônico;
- "tarifas preferenciais injustas";
- "interferência anticorrupção";
- proteção à propriedade intelectual;
- acesso ao mercado de etanol; e
- desmatamento ilegal.
A investigação comercial é um novo passo de Trump em meio a uma relação instável com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o republicano anunciar, no último 9 de julho, tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1° de agosto.
Após a medida, o governo brasileiro tem reagido. Na segunda-feira, 14, Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica. O texto foi publicado nessa terça, 15, no Diário Oficial da União (DOU). A decisão ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar no último 9 de julho a tarifa de 50% sobre importações de produtos brasileiros para os EUA.
Usar essa nova legislação é uma das possibilidades consideradas pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em caso de intransigência do presidente Trump em rever a tarifa de 50% sobre os produtos exportados pelo País para os EUA.
A legislação, aprovada pelo Congresso Nacional, autoriza o Brasil a adotar medidas tarifárias e não tarifárias contra países que impuserem barreiras às exportações brasileiras.
Assista ao vivo
Acompanhe
O programa O POVO News ocorre de segunda a sexta-feira em duas edições. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.
- Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas
- Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO