O POVO News: Lula prepara reação ao tarifaço de Trump; Moraes pode determinar a prisão de Eduardo

O POVO News: Lula prepara reação ao tarifaço de Trump; Moraes pode determinar a prisão de Eduardo

PGR trabalha em alegações finais contra Bolsonaro e tarifaço de Trump contra o Brasil provoca embate político nas redes sociais.

Com apresentação de Marcos Tardin, o O POVO News desta segunda-feira, 14, destaca os principais desdobramentos da política nacional e internacional. O programa repercute a informação de que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar, nos próximos dias, as alegações finais na ação que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve pedir hoje ao STF a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por liderar uma tentativa de golpe de Estado no Brasil. O documento será enviado ao STF como etapa final antes do julgamento de mérito na Primeira Turma, reunindo provas e argumentos sobre o "núcleo 1" da ação penal, em um momento decisivo para o futuro político do país.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Assista ao programa clicando aqui ou no player abaixo:

O programa conta com a participação do jurista e ex-ministro da Justiça Walter Maierovitch, que analisa os caminhos legais e os reflexos políticos de uma eventual condenação do ex-presidente e de figuras como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), também citado no inquérito.

Ainda sobre Bolsonaro, o jornalista do O POVO Plínio Bortolotti comenta a nova condenação judicial que atinge o ex-presidente e os impactos no cenário político do ex-presidente após o possível pedido de condenação.

Os destaques internacionais também não podem ficar de fora. O jornalista João Luiz Domenech Oneto analisa a guerra de comunicação nas redes sociais após o anúncio de Donald Trump sobre o tarifaço de 50% em produtos brasileiros.

No documento, Trump justifica a medida citando o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado. O mandatário norte-americano destacou ainda ordens emitidas pela Corte contra apoiadores de Bolsonaro que mantêm residência nos Estados Unidos.

O programa também repercute a licença de Eduardo Bolsonaro, que termina no próximo dia 20. Com isso, o deputado pode perder o mandato caso não retorne à Câmara. Eduardo Bolsonaro foi aos EUA e pediu licença parlamentar não remunerada de 122 dias em março para permanecer no país americano sem perder o mandato parlamentar. Ele afirma que está nos EUA para combater as ameaças à liberdade de expressão no Brasil.

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar