AO VIVO: Crise do IOF: lulistas apostam no mote ricos x pobres, Hugo Motta vira alvo e reage

AO VIVO: Crise do IOF: lulistas apostam no mote ricos x pobres, Hugo Motta vira alvo e reage

O aumento do IOF é, agora, uma disputa entre o Planalto e o Congresso no Supremo Tribunal Federal

Com a apresentação do jornalista Ítalo Coriolano, a primeira edição do programa O POVO News desta quinta-feira, 3, repercute a crise política desencadeada pelo decreto que previa o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), agora uma disputa no Supremo Tribunal Federal (STF) entre o Planalto e o Congresso.

Como enfrentamento ao posicionamento do Congresso e em concordância com os discursos de Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, governistas têm inundado suas redes sociais com o discurso da luta entre pessoas pobres e ricas.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Na terça-feira, 1°, o governo acionou o STF para tentar manter em vigor o decreto que aumentou o IOF. A decisão foi do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após avaliação da Advocacia-Geral da União (AGU). O decreto foi derrubado pelo Congresso na última semana, impondo uma forte derrota ao governo.

Entre as reações do Congresso à iniciativa do Planalto, parlamentares ameaçam retaliar, atrasando a votação da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil, uma bandeira do governo.

Assista ao vivo

Hugo Motta reage

Em meio à crise do IOF, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nessa quarta-feira, 2, que espera a aprovação da reforma administrativa pelo Congresso Nacional ainda em 2025.

Esse tema encontra resistência no Partido dos Trabalhadores (PT) e em legendas aliadas de esquerda. Em 2020, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto.

O projeto, engavetado, acabava com a estabilidade para a maioria dos servidores no futuro, poupando os funcionários públicos que estão no quadro atualmente. 

"A matéria (reforma administrativa) está sendo estudada por um grupo de trabalho coordenado pelo deputado Pedro Paulo, que em breve apresentará uma proposta, que esperamos ver aprovada ainda este ano", disse o deputado na abertura do XIII Fórum de Lisboa, realizado na Faculdade de Direito da Universidade Lisboa, em Portugal.

Acompanhe

O programa O POVO News ocorrede segunda a sexta-feira em duas edições. A programação aborda as principais notícias do dia, comentadas e analisadas por especialistas.

  • Quando: Segunda a sexta-feira, às 8 horas e às 18 horas
  • Onde: Youtube, Linkedin, Facebook e TikTok do O POVO


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar