Carmelo diz que troca no comando do PL-CE é um "processo natural": "Era um desejo meu também"
André assumirá o posto. Mudança ocorre após pedido de parlamentares do partido junto ao comando nacional do PL e conta com aval de Bolsonaro
De saída da presidência do PL Ceará, o deputado estadual Carmelo Neto afirma que a situação é resultado de "um processo natural" dentro do partido. "Inclusive, eu já tratava dessa possibilidade internamente com o meu grupo. Era um desejo meu também", contou ao O POVO nesta quinta-feira, 26.
Questionado acerca de supostas conversas sobre insatisfação de correligionários com o trabalho no diretório estadual, especialmente em relação as eleições de 2024, Carmelo respondeu: "Comigo não houve".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
Conforme noticiado pelo colunista Carlos Mazza, do O POVO, o deputado federal André Fernandes (PL) assumirá, a partir de agosto, o comando do PL no Ceará. A mudança ocorre após pedido de parlamentares do partido junto ao comando nacional do PL e conta com aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Carmelo chegou a ser alvo de críticas de correligionários. Além disso, de acordo com a líder do PL na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputada Dra. Silvana, "os federais preferem o André" na direção estadual.
Quando perguntado se pode ter influenciado na mudança o fato de haver um deputado estadual comandando federais, Carmelo disse: "Pode ser, mas foi um processo natural e legítimo".
"Eu conduzi um processo, o André conduzirá outro. É legítimo que ele queira ser presidente, não vejo problema nisso", acrescentou o deputado estadual.
A "transição" deve ocorrer ao longo do mês de julho. Carmelo foi comunicado sobre a mudança pelo secretário-geral do PL, o senador Rogério Marinho, durante passagem de Bolsonaro e outras lideranças do PL pelo Ceará em maio.
Bastidores da mudança na presidência do PL Ceará
De acordo com Dra. Silvana, havia insatisfação com a condução de Carmelo nas eleições municipais de 2024. Ela também mencionou que uma reunião entre os deputados federais, em Brasília, selou o nome de André Fernandes para comandar a sigla.
O PL tem três deputados federais: Dr. Jaziel, esposo de Silvana; o próprio André e ainda Mateus Noronha (PL), que participou do encontro por telefone.
A vereadora de Fortaleza, Priscila Costa (PL), também esteve na ocasião, por ser presidente do PL Mulher e a mais votada da Capital na eleição municipal passada. Ela é suplente de deputada federal.
Na conversa, Dr. Jaziel, Noronha e Fernandes demonstraram insatisfação com a condução de Carmelo. Segundo a deputada, unanimemente, os presentes decidiram indicar André Fernandes para a presidência estadual do PL.
A mudança seria imediata, mas, após pedido de Carmelo a Rogério Marinho, foi definido um período de transição.
"Está marcado inclusive para agora, acho que é para sexta-feira. É aquele negócio da Rota 22, que o Carmelo está chamando para organizar. Eu acho que vai ser a última ação do Carmelo como presidente", disse Silvana.