Em reunião da oposição, Gaudêncio diz que RC e Ciro são qualificados para concorrer a governador
Gaudencio Lucena também mencionou diferenças ideológicas com o antigo aliado, Eunício Oliveira
O ex-vice-prefeito de Fortaleza e empresário Gaudêncio Lucena (PL) participou do café da oposição nesta terça-feira, 24, e avaliou que Roberto Cláudio “mostrou competência” e “será um excelente governador” caso seja candidato e venha a ser eleito. Sobre Ciro Gomes (PDT), Gaudêncio afirma que o político “tem todas as credenciais” e que, se for candidato, considera que “ele será um bom governador”.
O empresário destaca que Roberto Cláudio “foi um excelente prefeito de Fortaleza”. “Ele se enquadra entre os melhores prefeitos da história de Fortaleza. Ele tem todas as credenciais, ele mostrou competência, e se vier a ser candidato e se vencer as eleições, eu tenho certeza de que será um excelente governador, porque competência ele já provou”, diz Gaudêncio.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo Gaudêncio, Ciro “também é uma pessoa que tem todas as credenciais”. “Um dos melhores políticos desse país, um um homem que já foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador, ministro, conhece profundamente a economia brasileira. Então ele preenche todos os requisitos, tem todas as as credenciais e, se for candidato a governador, eu tenho certeza que ele será um bom governador, como foi no passado”.

O encontro de Gaudêncio com a oposição ocorreu no gabinete do deputado Antônio Henrique (PDT), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Gaudêncio Lucena foi vice-prefeito no primeiro mandato de Roberto Cláudio no Paço Municipal (2013-2016), indicado por Eunício Oliveira (MDB) para compor a chapa na época. Porém, em 2016 rompeu com o então prefeito e se aliou, também como vice-prefeito, à chapa de Capitão Wagner (União Brasil).
Ele considera que o ex-aliado Eunício, "há algum tempo, tem um alinhamento com a esquerda brasileira”, um pensamento diferente do empresário.
“Eu fui um uma pessoa que desde jovem procurava ter um conhecimento econômico, formado em administração, fiz economia também, embora não tenha concluído o curso. Mas eu sou um desenvolvimentista, eu sou contra a gratuidade. Eu acho que a meritocracia, o esforço pessoal é fundamental para o desenvolvimento”, diz Gaudêncio.
O ex-vice-prefeito explica que foi convidado pelo grupo de deputados estaduais de oposição ao governo estadual, “Hoje eu estou falando sobre empreendedorismo, economia e mostrando os dados econômicos do Brasil, do Ceará, para que a gente discuta com bases sólidas o que nós podemos fazer diferente”, afirma.
Ciro Gomes e o PSDB
O deputado estadual Antônio Henrique (PDT) avaliou que o ex-ministro Ciro Gomes está "muito próximo" do grupo de oposição no Ceará. Apesar de, até o momento, não haver confirmação sobre a eventual saída do PDT, o ex-senador Tasso Jereissati tem articulado uma possível filiação aliado Ciro Gomes à sigla para as eleições de 2026.
Antônio Henrique acredita que, dentro de algum tempo, as movimentações entre as duas partes devem se intensificar, mas afirmou que o presidente do PDT, André Figueiredo, negou que Ciro tenha manifestado o desejo de deixar o partido.
“O Ciro é uma pessoa que a gente sabe que tem um posicionamento totalmente contrário ao Governo do Estado, fazendo algumas críticas até mesmo ao governo federal. Então, eu acredito que se as coisas continuarem dessa forma, acho que ele deverá, talvez, procurar um outro caminho, mas eu estou falando por mim, não sei se isso vai acontecer. O que a gente sabe é que o Ciro está muito próximo do nosso grupo de oposição aqui”, afirmou o deputado.
Com informações de Rogeslane Nunes
Atualizada às 15h19min