Plano B do presidente para 2026, Camilo diz que 'Lula é um candidato imbatível'
Ministro da Educação afirma que a busca de uma reeleição é um plebiscito direto para a população, mas acredita que feitos de Lula o colocam como "imbatível" para 2026
"Lula é um candidato imbatível". Assim terminou a entrevista dada ao jornal Folha de S.Paulo, publicada nesta segunda-feira, 23, o ministro da Educação e ex-governador do Ceará Camilo Santana (PT).
Questionado sobre se o programa Pé-de-Meia, comandado pela pasta da qual administra, poderia ser a principal vitrine do governo Lula para buscar a reversão da baixa popularidade, de olhos nas eleições de 2026, Santana afirmou que ir para uma reeleição é sempre entrar em um plebiscito.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Vamos comparar os quatro anos do (Jair) Bolsonaro com os quatro anos do Lula. Não estou falando só numa área, mas em todas", explica.
- Quer receber as últimas notícias de Política pelo Whatsapp? Entre no canal Política do O POVO
Na sequência, Camilo faz uma série de comparações entre as gestões, destacando possíveis melhorais obtidas no governo atual do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Inflação melhor, temos pleno emprego, menos índica de desigualdade, aumentamos a renda média, PIB O PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas. O PIB do Brasil em 2024, por exemplo, foi de R$ 11,7 trilhões. crescendo, o Brasil tirou, em um ano, 15 milhões de brasileiros da fome", explicita.
Por fim, o ministro deixa claro acreditar que Lula não tem como ser batido, não importando quem concorra contra ele no ano que vem.
"Lula é um candidato imbatível, independentemente de quem seja o concorrente", acredita.
Leia mais
O plano B
Todos no PT apontam Lula como candidato natural à reeleição em 2026, na busca de um quarto mandato como presidente da República. O próprio Lula pondera, porém, que depende da própria saúde para definir se irá concorrer ou não.
O presidente terá, em 2026, 81 anos de idade. Embora se ouça nos corredores de Brasília que a saúde do "oitentão" Lula está melhor do que "muito sessentão por aí", caso haja alguma piora, poderá abrir mão de concorrer e lançar um candidato para a disputa.
Como mostra o correspondente de O POVO em Brasília, João Paulo Biage, na coluna desta segunda-feira, 23, Camilo Santana é a primeira opção de Lula caso decida não se candidatar.
"A pedido de Lula, Camilo deve se desincompatibilizar em abril do ano que vem para ficar à disposição. Como o ministro da Educação está garantido no Senado — foi eleito em 2022 e tem mandato até janeiro de 2031 — ele é a primeira opção para o caso de o presidente não conseguir se candidatar", explica Biage.
A favor do ex-governador do Ceará está justamente o fato de ser o engenheiro principal do principal programa do governo Lula 3, o Pé-de-Meia. Outro ponto a favor de Santana, explica Biage, é o bom trânsito que tem com partidos de centro e de centro-direita, sendo respeitado no Congresso pelo fácil diálogo com opositores.