O POVO News: Tudo sobre a guerra Israel e Irã ; TV iraniana é atacada; Khamnenei alvo
Programa desta segunda-feira, 16, destaca as atualizações sobre conflito entre Israel e Irã
Com apresentação de Filipe Pereira, o programa O POVO News traz nesta segunda-feira, 16, os principais destaques da política nacional e internacional. A transmissão começa às 18h, com entrevistas e informações atualizadas de João Paulo Biage, diretamente de Brasília.
A programação destaca as atualizações e análises em relação aos ataques entre Israel e Irã, iniciados nesta sexta-feira, 13, mas que são os episódios mais recentes de uma antiga rivalidade entre os dois países.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O POVO News também acompanha a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Canadá, onde ele participa de eventos multilaterais e fará um discurso centrado na defesa da paz no Oriente Médio.
O analista de política internacional Luiz Philipe Ferreira é o primeiro entrevistado do programa e analisa o conflito entre os dois países, que protagonizam há anos uma disputa sangrenta que virou uma das principais fontes de instabilidade no Oriente Médio e cuja intensidade varia de acordo com o momento geopolítico.
Em boletim especial direto de Israel, o programa ouve Ilan Ejzykowicz, guia turístico brasileiro residente em Holon, cidade próxima à capital Tel Aviv, que relata os impactos dos ataques e o clima de tensão no cotidiano local.
Assista ao programa clicando aqui ou no player abaixo:
Outro tema internacional é o assassinato da deputada estadual de Minnesota (EUA), Melissa Hortman, e de seu marido, Mark Hortman, na madrugada deste sábado, 14.
O ataque ocorreu em meio a profundas divisões políticas nos Estados Unidos e enquanto milhares de pessoas se preparavam para ir às ruas em protesto contra as políticas do presidente republicano, Donald Trump.
O jornalista Amadeu Maya participa do programa diretamente do país norte-americano para comentar o caso e suas repercussões políticas e sociais no estado norte-americano.
Leia mais
Na política nacional, o senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista á Folha de S. Paulo, que o candidato de Jair Bolsonaro (PL) à presidência em 2026 deve conceder indulto ao pai e ainda brigar com o Supremo Tribunal Federal (STF), se for preciso.
“Bolsonaro apoia alguém, esse candidato se elege, dá um indulto ou faz a composição com o Congresso para aprovar a anistia, em três meses isso está concretizado, aí vem o Supremo e fala: é inconstitucional, volta todo mundo para a cadeia. Isso não dá”, afirmou o senador.
O colunista Plínio Bortolotti analisa o significado político da declaração e os sinais que ela envia ao eleitorado bolsonarista. Ele ainda comenta a defesa feita pela deputada Gleisi Hoffmann (PT) ao presidente da CCJ da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), após ele ser alvo de críticas de ministros do governo Lula.