Sarto lança tendência: prefeito de Baturité inaugura xiringador com bebedouros para humanos e pets
Em Fortaleza, xiringadores instalados na gestão de José Sarto foram retirados da cidade após fim do projeto-piloto; já em Baturité, equipamento tem espaço para hidratação de pets
O prefeito Herberlh Mota (Republicanos), do município de Baturité, distante 98,24 km de Fortaleza, anunciou a instalação de um “xiringador” similar às estruturas implantadas na Capital na gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT). O gestor publicou em suas redes sociais a novidade nessa quinta-feira, 13.
O equipamento é mais completo em relação aos que tinham sido espalhados na capital cearense. Em Baturité, a estrutura instalada na Praça da Estação, além de soltar um vapor de água para refrescar, tem um compartimento para encher a garrafa de água, como um bebedouro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Você que está aí, passando pela praça ou fazendo alguma atividade física, pode chegar nesse equipamento novo, que a gente instalou, aqui na Praça da Estação. Encosta aqui, sai um vapor para você se refrescar. Ou então você também pode beber água. E claro que a gente também não ia esquecer do seu pet”, diz o prefeito em vídeo, durante apresentação do xiringador.
“Quem passa aqui na praça da Estação ou está realizando atividade física já pode conferir esse novo equipamento instalado para garantir mais conforto e hidratação”, diz postagem.
A estrutura conta também com espaço para que os animais possam se hidratar. “É claro que não esquecemos dos nossos pets, também tem um espaço reservado para eles se hidratarem, fazendo a alegria de todos”, informa a publicação.
Xiringadores em Fortaleza
Uma das ações do ex-prefeito José Sarto (PDT), os xiringadores foram implementados na Capital e, após mais de ano, removidos das ciclovias. Na época, a então gestão informou que os equipamentos foram retirados para uma expansão do projeto.
Eles foram retirados, na época, porque a fase piloto do projeto havia sido finalizada, segundo informou a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova). Conforme a pasta, essa etapa foi totalmente custeada pela iniciativa privada e não gerou despesas para os cofres públicos.
Instalados em setembro de 2023, os xiringadores foram apresentados como uma medida para aliviar o calor e a desidratação por quem pratica esportes em Fortaleza. Boa parte das estruturas foi implementada próxima às ciclovias, como parte do programa “Pedala Mais”.
Com a fase de expansão divulgada pela gestão Sarto, a estimativa era de instalar 150 estações. No projeto-piloto, oito pontos foram distribuídos pela capital cearense:
- avenida Bezerra de Menezes, próximo à rua Pe. Anchieta, Parquelândia;
- avenida Beira-mar, próximo à rua José Vilar, Meireles;
- avenida José Bastos, Demócrito Rocha;
- avenida Rogaciano Leite, próximo à avenida Murilo Borges, Luciano Cavalcante
- avenida Godofredo Maciel, próximo à avenida Pres. Costa e Silva, Mondubim;
- avenida Beira-Mar, em frente ao Hotel Gran Marquise, Mucuripe;
- Parque Rachel de Queiroz, Presidente Kennedy; e
- Lago Jacarey, Av. Viena Weyne, Cambeba