Fortaleza: Na linha do antipetismo e do bolsonarismo, oposição busca articulação também na Câmara
Vereadores de Fortaleza veem crescente onda de oposição, mas alinhamento necessita que algumas arestas sejam aparadas
Com encontros de quadros da oposição no Ceará, visando um alinhamento de discurso e almejando uma possível articulação para 2026, o assunto chega também à Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). O POVO conversou com alguns vereadores da Capital, que destacaram alguns pontos do que é preponderante para que uma possível aliança ampla possa acontecer em nível estadual.
André e Bolsonaro
Para a vereadora Priscila Costa (PL), a bancada do PL entende que o deputado federal André Fernandes (PL) é o grande líder dessa possível composição. Com uma bancada forte, e fortalecida pelo bom desempenho nas eleições municipais em Fortaleza — derrotados por uma margem mínima de votos — dificilmente haveria consenso em apoio a chapas majoritárias não encabeçadas por um quadro do PL.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Como André Fernandes, por lei, não tem idade mínima suficiente para ser candidato a cargos majoritários em 2026, Priscila, que foi a vereadora mais votada em Fortaleza em 2024, afirma que a sigla tem nomes fortes dentro de seus quadros para serem candidatos.
Leia também: Vereador diz que PL é "única oposição verdadeira" e defende "protagonismo" para 2026
As candidaturas majoritárias pelo PL, no entanto, levarão em consideração o alinhamento com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirma a parlamentar. "Nós estamos também trabalhando para que, dentro dos nossos quadros de oposição, cada um que ocupe, principalmente cargos majoritários, terá um critério bem atencioso relacionado ao alinhamento com o ex-presidente Bolsonaro", explica.
À disposição
Citada por André Fernandes como um dos nomes fortes do partido para concorrerem em 2026, em conversa com o colunista Carlos Mazza, Priscila se disse surpresa e honrada com lembrança. "É, eu fiquei muito surpresa. E fiquei bem emocionada, porque eu sei que o Ceará nunca elegeu uma mulher senadora, né? Todos as senadoras que sentaram na cadeira do Senado foram como suplentes. Então isso me deixa muito emocionada pelo reconhecimento. Então o meu nome está à disposição também nesse sentido", concluiu.
Leia mais
Alinhamento antipetista
Para o vereador Jorge Pinheiro (PSDB), com o Partido dos Trabalhadores (PT) no comando da Capital, do Estado e da União, a oposição tem que estar unida contra o PT, e essa articulação da oposição chega também à CMFor.
"Temos uma oposição que está se fazendo ouvir, uma oposição qualificada, pessoas preparadas, que devem se unir a essa oposição que está sendo formada. Então a gente ainda está neste caminho de diálogo para unificarmos, unificarmos o quê? Essa oposição ao Ceará, uma vez que você tem governo federal do PT, você tem governo estadual do PT e você tem governo municipal do PT. A oposição vai ser ao PT. Então, hoje nós queremos fazer, evidentemente, uma oposição propositiva. Não simplesmente de crítica por crítica, mas principalmente mostrarmos aquilo que não está sendo bem feito, desde a esfera federal até a esfera municipal", disse ao O POVO.