Eleições americanas: quando Trump assume a presidência dos EUA?
Donald Trump conquistou os votos do colégio eleitoral necessários para retornar à presidência dos EUA. Veja quando terá início a nova gestão americana
Com o fim das votações americanas nesta terça-feira, dia 5, Donald Trump alcançou o número de votos do colégio eleitoral necessário para se tornar presidente dos Estados Unidos. O atual mandatário, Joe Biden, continuará governando até o dia 20 de janeiro, quando o republicano assumirá oficialmente o cargo.
A vitória de Trump sobre a atual vice-presidente e candidata democrata, Kamala Harris, veio com uma margem considerável, apesar de as pesquisas prévias indicarem uma disputa acirrada.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ele será o primeiro ex-presidente a retornar ao cargo em mais de 130 anos. Aos 78 anos, Trump também será o homem mais velho a ser eleito para a presidência dos EUA.
Aliados de Bolsonaro celebram vitória de Trump e projetam eleições de 2026 no País; CONFIRA
Trump já recebeu felicitações de líderes mundiais, incluindo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu. Contudo, a confirmação oficial dos resultados das eleições presidenciais ainda está pendente, aguardando a certificação final.
Havia receios de que disputas extremamente acirradas em alguns dos principais estados indecisos pudessem manter os resultados em aberto.
No entanto, vitórias mais rápidas do que o esperado na Carolina do Norte, Geórgia, Pensilvânia e Wisconsin, junto com triunfos em estados tradicionalmente republicanos, permitiram a Trump alcançar os 270 votos eleitorais necessários para assegurar a presidência.
Trump na presidência dos EUA: onde e quando será a posse?
A cerimônia de posse será realizada no dia 20 de janeiro de 2025, uma segunda-feira, por volta do meio-dia (horário local), quando o Joe Biden e Kamala Harris encerram o atual mandato.
O evento acontecerá no Capitólio dos EUA, em Washington, D.C., sede do Congresso e símbolo da democracia americana.
Eleição de Trump pode afetar ainda mais o direito ao aborto nos EUA; VEJA
Trump assume a presidência dos EUA: o juramento de posse
No Dia da Posse, o vice-presidente eleito é empossado primeiro, repetindo o mesmo juramento de posse recitado por senadores, representantes e outros funcionários federais:
"Eu (nome completo) solenemente juro que vou executar fielmente o cargo de Presidente dos Estados Unidos, e com o melhor de minha capacidade, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição dos Estados Unidos."
Em seguida, o presidente eleito recita outro juramento por volta do meio-dia, que está de acordo com o Artigo II, Seção I da Constituição dos EUA.
Trump presidente dos EUA: em 2021, houve ataques durante a posse de Biden
Geralmente, os estados atribuem todos os seus votos do colégio eleitoral ao vencedor do voto popular em seu território.
Após a reunião do colégio eleitoral, que ocorre em meados de dezembro, o novo Congresso dos EUA se reúne em 6 de janeiro para contar formalmente os votos e certificar o novo presidente.
Foi durante essa reunião do Congresso, em 6 de janeiro de 2021, que apoiadores de Trump tentaram impedir a certificação dos resultados das eleições que confirmaram a vitória de Joe Biden. Eles invadiram o Capitólio dos EUA após Trump se recusarem a reconhecer sua derrota.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente